
A Microsoft começou a atualizar suas máquinas virtuais gratuitas com Windows 11. Agora, as ferramentas contam com todas as mudanças trazidas pela atualização “Moment 5”, permitindo que os desenvolvedores interessados realizem testes com seus aplicativos para verificar se estão funcionando corretamente com as novas ferramentas do sistema.
Estão disponíveis quatro imagens de máquinas virtuais, tais que são compatíveis com o VMWare, Hyper-V (Gen2), Oracle VirtualBox e Parallels. Basta fazer o download desses arquivos e executá-los em seu programa de virtualização favorito para começar a desenvolver aplicações para o Windows a partir de uma virtual machine (VM).
As máquinas virtuais são gratuitas e podem ser utilizadas por até 90 dias — isto é, até 15 de julho de 2024 — em caráter de avaliação. Ao expirar, o plano de fundo da área de trabalho ficará preto, uma notificação persistente será exibida indicando que o sistema não é original, e a máquina será desligada constantemente.
O Windows Development Environment 2405 — como é chamada a imagem de máquina virtual para devs — carregam o Windows 11 com o Subsistema do Windows para Linux 2 (com Ubuntu) e várias ferramentas de desenvolvedor no Visual Studio 2022 Community Edition. Por padrão, o sistema operacional inicializa com o modo de desenvolvedor habilitado.
Para instalar uma máquina virtual, os requisitos mínimos são 8 GB de RAM e 70 GB de espaço livre no armazenamento do PC. Infelizmente, as imagens são compatíveis apenas com processadores baseados em x86, portanto, ainda não podem ser utilizadas por desenvolvedores de aplicativos otimizados para Arm.
A Microsoft alerta que podem ocorrer problemas de renderização ao usar o VirtualBox para executar as imagens do Windows Development Environment 2405, mas enfatiza que já está investigando o bug. Para verificar as máquinas virtuais disponíveis no página oficial de desenvolvedores da empresa, clique aqui.
Veja mais!