O WhatsApp está testando novas funcionalidades para as Comunidades. De acordo com relatos do portal WABetaInfo sobre a última versão beta do aplicativo, os desenvolvedores estão trabalhando para ampliar as opções de controle e gestão desses grupos pelos administradores.
Especificamente, na versão 2.23.18.20 do Android, foi implementada a possibilidade de limitar a adição direta de novos membros apenas aos administradores. Até agora, qualquer pessoa que fizesse parte de uma Comunidade podia adicionar outros usuários, simplesmente utilizando o link de convite gerado pelos administradores. Com a novidade, o processo é protegido e reservado apenas para quem administra o grupo.
Trata-se de um nível adicional de controle e moderação, provavelmente concebido pelo WhatsApp para evitar excesso de lotação ou casos de spam. As Comunidades foram introduzidas há alguns meses para reunir grupos de grande dimensão com interesses comuns, portanto, ter ferramentas eficazes para gerir esta complexidade é fundamental.
A opção de limitar a adição de membros, por enquanto, está disponível apenas para alguns usuários que instalaram as versões beta mais recentes do WhatsApp para Android. A implementação continuará nas próximas semanas e também chegará ao iOS e sistemas operacionais em desktop.
Anteriormente, uma das atualizações anteriores, os administradores obtiveram a capacidade de escolher quais grupos incluir em sua Comunidade, outra ferramenta valiosa de moderação. Também foram adicionadas novas opções para a gestão de anúncios, permitindo direcioná-los seletivamente apenas para alguns subgrupos.
O WhatsApp está investindo bastante nas Comunidades como ferramenta para tornar a experiência de chat mais semelhante às redes sociais, conquistando novas fatias de usuários.
WhatsApp Messenger
Desenvolvedor: Facebook.inc
Grátis
Tamanho: Varia de acordo com a plataforma