Voyager 2: Sonda retoma comunicação com a Terra após duas semanas

O laboratório de propulsão a jato da agência espacial americana, a NASA, anunciou hoje que a sonda Voyager 2 enfim restabeleceu a comunicação com a Terra, após perder contato no dia 21 de julho. Uma espécie de “batimento cardíaco” do dispositivo foi captado no planeta no dia 1º de agosto, e agora o sinal foi retomado, às 13h29 desta sexta-feira. Nesse momento, a espaçonave enviou dados científicos e de telemetria, indicando que está operando normalmente e seguindo a trajetória planejada.

A sonda não se comunicava com a NASA há duas semanas, desde que, no dia 21 de julho, a antena do satélite foi inclinada acidentalmente em cerca de dois graus, o que acabou cortando o sinal, como fruto de uma série de manobras.

Os dados da Voyager 2 são recebidos pela rede Deep Space Network, a DSN da NASA, mediante antenas localizadas nos Estados Unidos, Espanha e Austrália. Essa rede também dá suporte a outras missões distantes em nosso Sistema Solar.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que perdemos contato com a sonda, que foi lançada ainda em 1977 e hoje está a 20 bilhões de quilômetros do planeta. Há três anos, a NASA ficou sete meses sem receber dados da Voyager 2 devido a um problema no radiotelescópio do DSN em Canberra, Austrália. Os transmissores de rádio não tinham sido reparados até a ocasião desde que foram construídos, há cerca de 50 anos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS