VIPER: NASA decide cancelar missão de rover milionário que procuraria gelo na Lua

A NASA anunciou, na quarta-feira (17), que abandonará o desenvolvimento do projeto VIPER, cujo objetivo era utilizar um rover para investigar a existência de partículas de gelo na Lua. A agência espacial estadunidense apontou aumentos de custos, atrasos e riscos de maiores gastos no futuro como fatores que levaram à decisão.

O rover estava originalmente planejado para ser lançado no final de 2023. No entanto, visando a realizar mais testes, a agência solicitou adiamento para o final de 2024. Então, atrasos no cronograma e na cadeia de suprimentos empurraram a data de lançamento para 2025. A decisão é tomada após um gasto de US$ 450 milhões no desenvolvimento.

Segundo a agência, a continuação do projeto resultaria em um custo maior que ameaça o cancelamento ou a interrupção de outras missões em andamento — o que poderia atrapalhar, inclusive, sua missão tripulada à órbita da Lua.

De qualquer modo, a NASA afirma seguir comprometida em explorar a superfície lunar com a ajuda de parceiros comerciais. “A agência tem uma série de missões planejadas para procurar gelo e outros recursos na superfície lunar nos próximos cinco anos”, disse Nicola Fox, administrador associado da Diretoria de Missão Científica da sede da NASA.


Cpsula espacial chinesa retorna para Terra com amostras de rochas do lado escuro da Lua


Tech
25 Jun


Odysseus  a primeira nave privada a pousar na Lua


Tech
22 Fev

Para evitar o desperdício, a agência espacial planeja desmontar e reutilizar os instrumentos e componentes para futuras missões à Lua. Antes da desmontagem, serão consideradas manifestações de interesse da indústria estadunidense e de parceiros internacionais até 1º de agosto, para o uso do rover sem custo para o governo.

O VIPER, que era descrito como o rover mais poderoso a ser levado à Lua, tinha o objetivo de explorar o lado permanentemente sombreadas no polo sul do satélite natural da Terra, em busca de verificar a existência de bolsões de gelo de água, que poderiam ser usados por futuros astronautas como parte do programa Artemis da NASA.

A missão poderia, inclusive, ter ajudado no planejamento de locais de pouso para as próximas missões tripuladas ao astro. No entanto, a NASA afirma que buscará meios alternativos para alcançar os objetivos que antes eram atribuídos ao VIPER.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS