Atualização (23/07/2023) – GS
Em dezembro de 2021, descobrimos que um usuário teve sua conta do Ubisoft Connect deletada depois de ficar cerca de um ano sem fazer um novo login, o que fez com que ele perdesse o acesso a todos os jogos que comprou na plataforma.
Na ocasião, a Ubisoft revelou que só realiza a desativação em contas que permanecem inativas durante 4 anos e que qualquer conta que tenha compras não pode ser encerrada, mas parece que as regras internas da empresa mudaram.
De acordo com alguns usuários no Twitter, eles receberam um e-mail da Ubisoft avisando que, caso não clicassem em um link no referido e-mail, o que interromperia a suspensão da conta, a conta, incluindo todos os jogos comprados, ficariam inacessíveis após um determinado período.
UBISOFT closes your account if you haven’t logged in for some time.
You will lose all your games purchased forever. pic.twitter.com/exC78bUt93
— AntiDRM🔴 (@PC_enjoyer) July 19, 2023
Em resposta, o Twitter de suporte da Ubisoft escreveu: “queríamos apenas informar que você pode evitar o encerramento da conta fazendo login em sua conta dentro de 30 dias (desde o recebimento do e-mail na foto) e selecionando o link Cancelar encerramento da conta contido no e-mail”.
Quando questionada anteriormente sobre esse assunto, a Ubisoft afirmou que, devido aos regulamentos do GDPR, a empresa é obrigada a “encerrar contas inativas para cumprir a legislação local de proteção de dados”.
Isso somente se tivermos fortes motivos para acreditar que a conta em questão permanecerá sem uso.
O e-mail destacou ainda mais os problemas relacionados ao DRM e aos jogos digitais. Em um ecossistema digital, fica totalmente a critério da empresa quando ou como ela deseja encerrar uma conta, sem muita alternativa para os consumidores.
Ele também destaca que, caso uma editora como a Ubisoft, que publica vários títulos apenas digitais, decida retirar esses títulos da venda, o fato de tê-los em sua conta digital não é uma maneira totalmente confiável de preservá-los, pois as contas podem ser encerradas rapidamente.
Você acha que existe alguma alternativa para esses problemas?
Texto original – 30/12/2021
Tome cuidado! Ubisoft pode apagar contas inativas em sua plataforma
Assim como diversas publishers de games, a Ubisofot também possui sua própria plataforma, onde realiza a venda seus jogos. Ocasionalmente, o serviço distribui alguns títulos gratuitos, como uma forma de atrair novos consumidores, mas se você é daqueles que só resgata e fica sempre inativo, é melhor tomar cuidado.
Em um relato ao PCWorld, em 2020, um jogador decidiu vender o seu PC e parar de jogar, quando sentiu que estava passando tempo demais nisso e que sua saúde estava sendo afetada.
No entanto, cerca de um ano depois, decidiu comprar um novo PC e voltar a jogar, mas descobriu que a sua conta Ubisoft foi encerrada e que ele havia perdido acesso aos jogos que comprou por lá. Os jogos comprados nas outras lojas estavam disponíveis, mas os títulos como Rainbow Six ou os jogos da saga Assassin’s Creed não estavam.
A Ubisoft respondeu que somente contas que permanecem inativas durante 4 anos são marcadas para desativação por inatividade e que qualquer conta que tenha compras não pode ser encerrada. O que aconteceu com o jogador acima pode ser um erro e não uma regra da plataforma.
Mesmo com esse possível erro, a conta foi de fato encerrada e o usuário até mesmo compartilhou um e-mail enviado pela Ubisoft, onde ele é notificado que esteve inativo durante mais de um ano e que sua conta poderia ser encerrada.