A Uber anunciou a inauguração de seu novo estacionamento para motoristas no aeroporto de Congonhas, que passa a funcionar já nesta quinta-feira (11). O espaço dedicado para motoristas de aplicativo visa facilitar a vida de quem está esperando para pegar uma corrida, o que consequentemente também agiliza a tarefa de pedir por um motorista no aplicativo, já que todos estarão bem próximos já esperando pelo chamado do usuário.
O novo espaço é fruto de uma parceria entre a Uber e empresas privadas, e inclui também uma nova experiência de embarque para os passageiros da plataforma. Segundo informado, testes começarão a ser feitos já neste mês de julho, para que ajustes finais possam ser realizados de forma a deixar tudo o mais fluido e natural possível para usuários e motoristas até o final do mês.
“Começaremos a operação nessa quinta-feira em fase de testes para que possamos fazer os ajustes finais. Sabemos que a experiência de quem usava a Uber no local não era compatível com a relevância de um dos maiores aeroportos da America Latina. Por isso, estamos trazendo uma nova operação, muito mais aprimorada, para todos que utilizam a nossa plataforma. De um lado, queremos que os motoristas parceiros consigam aguardar pelas viagens da Uber num espaço com conforto, que oferece uma área de espera dedicada e espaçosa, com uma fila virtual organizada. Do outro lado, teremos um novo esquema de embarque, com espaços reservados para o aplicativo da Uber, com a separação da área por setores, o que vai agilizar o encontro dos usuários com os carros.” — Marco Cruz, diretor de Novos Negócios da Uber.
Além do estacionamento para motoristas, a Uber anunciou mudanças que fará no próprio embarque de passageiros no aeroporto de Congonhas, incluindo:
- 80% das vagas do meio-fio do piso inferior para embarques com a plataforma da Uber;
- Uma nova divisão do espaço do embarque, separada por cores, para facilitar o encontro entre usuários e motoristas;
- Um novo mobiliário na área de espera para quem estiver aguardando a chegada do motorista.
Com isso, espera-se que o embarque seja feito de forma muito mais organizada, com motoristas identificando mais facilmente seus passageiros e vice-versa, além de trazer um maior conforto e segurança para quem está esperando pela chegada do motorista.
Sobre o bolsão de estacionamento para motoristas, é dito que ele será localizado na entrada principal do aeroporto, próximo ao terminal, e funcionará entre 4h30 e 23h30.
Um sistema de fila virtual também será implementado pela Uber para seus motoristas, identificando a posição do motorista na fila de forma prática para que ele saiba exatamente quanto tempo levará até sua próxima corrida. Para evitar confusões, a inclusão do motorista na fila será feita apenas quando o mesmo estiver dentro do local demarcado para o estacionamento. Além disso, motoristas que fizerem o desembarque no aeroporto terão prioridade para novas corridas partindo dali.
Não serão feitas mudanças no desembarque, ao menos neste primeiro momento, seguindo no piso superior em frente ao check-in das companhias aéreas.