Twitter lana novo programa de monetizao para criadores
15 de julho de 2023 11
Apesar de ser uma das maiores redes sociais do mundo, o Twitter sempre andou em uma contramão quando o assunto é pagar os criadores que ocupam a rede – diferente do que acontece no YouTube, TikTok e até mesmo Instagram.
Mas ao que parece, isso está acabando! A rede social de Elon Musk informou na última quinta-feira (15) o lançamento do seu novo plano de monetização. Pela primeira vez, a rede social passa a dividir com os influenciadores parte dos recursos que recebe com publicidade.
Confira o tweet da plataforma:
Surprise! Today we launched our Creator Ads Revenue Sharing program.
We’re expanding our creator monetization offering to include ads revenue sharing for creators. This means that creators can get a share in ad revenue, starting in the replies to their posts. This is part of our…
— Twitter (@Twitter) July 13, 2023
Por enquanto, a ferramenta não está disponível para todos os usuários da plataforma, sendo necessário preencher alguns requisitos para ser elegível, o que inclui assinar o plano de assinaturas da rede, o Twitter Blue, ter pelo menos 5 milhões de impressões em tweets nos últimos 3 meses e passar na revisão humana dos Padrões de Monetização para Criadores. Organizações Verificadas também poderão entrar para o programa de monetização.
Apesar de ainda não haver uma explicação clara da empresa sobre os termos da monetização, relatos que circulam pela rede indicam que os valores pagos aos criadores ficam entre U$$ 1 mil e U$$ 40 mil (algo em torno de R$ 4.800 e R$ 192 mil, respectivamente).
Billy Markus, criador da Dogecoin, por exemplo, compartilhou uma imagem do seu extrato, revelando um faturamento de U$$ 37 mil. Markus tem 2,1 milhões de seguidores em sua conta na rede social.
“Estamos expandindo nossa oferta de monetização de criadores para incluir compartilhamento de receita de anúncios. Isso significa que os criadores podem obter uma participação na receita de anúncios a partir das respostas às suas publicações. Isso faz parte do nosso esforço para ajudar as pessoas a ganhar a vida diretamente no Twitter”, declarou a plataforma.
Até o momento, o pagamento está limitado a países onde a rede de pagamentos Stripe atua; o que inclui o Brasil. No entanto, o programa ainda não está disponível para todos os criadores da plataforma (mesmo atendendo aos requisitos citados anteriormente).
Apesar da estreia do programa de monetização, essa não é a primeira forma que o Twitter disponibiliza para que seus usuários façam uma graninha por mês com a rede social. A rede já conta com opções para monetização de vídeos e o Super Follows.
Desenvolvedor: Twitter Inc.
Grátis
Tamanho: Varia de acordo com a plataforma