Trump diz que Taiwan “roubou negócio de chips” e deveria pagar aos EUA por proteção

Em entrevista concedida à Bloomberg nesta semana, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou que, caso volte ao cargo, pode modificar as relações com Taiwan.

Para Trump, a ilha deveria pagar aos EUA pela defesa que o país oferece contra a China, comparando a relação como uma espécie de companhia de seguros.

Além disso, o ex-presidente subiu o tom ao dizer que Taiwan “roubou” o negócio de semicondutores dos Estados Unidos, sendo que, para ele, a atual política da Casa Branca sobre o assunto é “estúpida”.

Conheço muito bem essa gente, os respeito muito. Ficaram com quase 100% do nosso negócio de chips. E acho que Taiwan deveria nos pagar por sua defesa.


BGS 23: Pavilho de Taiwan no evento contar com 13 marcas e diversos produtos


Asus
06 Out


Empresas taiwanesas negam que tenham ajudado Huawei a produzir chips


Economia e mercado
04 Out

Trump ainda disse que os Estados Unidos tem errado ao investir na produção de chips em Taiwan, uma vez que a ilha tem se beneficiado às custas das empresas americanas.

As declarações de Trump levantaram preocupações em várias gigantes de tecnologia, uma vez que a ilha produz cerca de dois terços dos chips mais avançados do mundo (66%), enquanto os EUA ficam com uma fatia de apenas 6%.

Além disso, a TSMC tem avançado rapidamente na produção de chips em 3, 2 e até 1 nm, algo que tem despertado o interesse dos chineses por uma retomada da ilha. Comentando o assunto, o primeiro-ministro de Taiwan disse que o governo local tem “feito a sua parte” nas ações de defesa.

De toda forma, durante seu primeiro mandato, Trump pressionou a TSMC a construir fábricas nos EUA, algo que funcionou em partes, uma vez que, apesar das novas instalações, os chips mais avançados continuam saindo de Taiwan.

Veja mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS