
Depois de tanta tragédia, finalmente uma boa notícia para começar a iluminar um pouco a situação no Rio Grande do Sul: o governo federal informou que todas as cidades do estado que sofrerão com as fortes chuvas e enchentes voltaram a ter sinal de internet e telefonia móvel. Cidades como Colinas, Ivorá e Tunas ficaram completamente sem conexão.
Felizmente, a situação foi resolvida ontem (14/05) em uma operação que não mediu esforços para retomar os sinais que haviam caído há dias. Infelizmente, as redes de internet móvel continuam fraca e 125 cidades permanecem com rede prejudicada, enquanto outros 372 já possuem uma conexão estável. Os dados foram fornecidos pela Anatel.
Atualmente, as cidades que mais foram atingidas pelas enchentes possuem pelo menos uma operadora com sinal funcionando. Neste momento de crise, as empresas do setor de telecomunicações abriram a possibilidade de fazer roaming. Ou seja, clientes da Claro podem muito bem usar as redes da Oi caso esteja disponível na região.
Caso não saiba como fazer, o Tudo Celular preparou um guia rápido que te ensina a fazer roaming com o seu celular para usar o sinal de outra operadora. Além das grandes operadoras, provedoras regionais de banda larga fixa também estão participando ativamente da recuperação dos serviços.
Graças aos esforços, escolas, abrigos, hospitais e órgãos públicos estão com acesso à internet. Por fim, o governo começou hoje (15/05) a trabalhar na instalação de wi-fi gratuito nos abrigos para as vítimas das enchentes.
A ideia é que todos os abrigos tenham acesso em breve e a Oi tem trabalhado no fornecimento de fibra ótica.
Veja tambm