Em mais uma de suas viagens ao longo do universo, James Webb, o famoso telescópio espacial, fez mais uma descoberta fascinante em sua história. Com a ajuda do telescópio, um grupo de astrônomos conseguiu encontrar exoplanetas rochosos, parecidos com a terra, ricos em carbono, mas pobres em oxigênio, infelizmente.
Esses exoplanetas podem ser possivelmente encontrados torno de pequenas estrelas no universo. A fascinante descobertas do grupo que usou James Webb foi publicada na revista Science. O grupo fez a descoberta com a ajuda do equipamento Mid-Infrared (MIRI) do telescópio, que por sua vez observava uma pequena estrela com 10% da massa solar.
Inclusive, essa pequena estrela é algo que despertou a curiosidade dos astrônomos devido seu impressionante disco protoplanetário. Tipos como essa, que foi descoberta ainda muito jovem, ajudam cientistas a entenderem o que é reservado para o futuro desse possível novo sistema solar, como, por exemplos, os tipos de planetas que nascerão ali.
No exemplo recém descoberto, chamado de ISO-ChaI 147, pode se dizer que exoplanetas pequenos e rochosos com grande concentração de gás carbono surgirão com mais facilidade do que planetas gasosos, como Júpiter.
Foi criada uma ilustração que serve de exemplo do disco protoplanetário que ronda ISO-ChaI 147. Veja abaixo:
Além da ISO-ChaI 147, existem várias outras estrelas de baixa massa por aí. Na mesma região em que James Webb observava a pequena estrela, outras 237 jovens estrelas foram localizadas pelos pesquisadores. Essas outras várias estrelas podem abrigar pequenos mundos rochosos que tem se formado cada vez mais.
Veja tambm