Por padrão, qualquer brasileiro ou estrangeiro que tenha registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) está habilitado a ter uma conta no Gov.br. O portal reúne mais de 3 mil serviços digitais do governo e permite ao usuário acessar plataformas como Conecte SUS, Meu INSS, CNH Digital, Carteira Digital de Trabalho (CTPS), entre outras.
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, você confere a seguir como adicionar uma camada extra de proteção à conta que permite acessar todos esses serviços; veja como ativar a verificação em duas etapas para a sua conta Gov.br.
Como adicionar a autenticao em dois fatores a sua conta Gov.br
Considerado como um dos recursos de proteção mais eficientes que podemos ter atrelados a nossas contas digitais, já que é praticamente inviolável por meios exclusivamente digitais, a verificação em duas etapas – ou autenticação em dois fatores – é uma camada extra de segurança que alguns serviços permitem adicionar.
Quando ativada, o processo de login em novos dispositivos (ou dispositivos não autorizados) passa a ter duas etapas, sendo exigido além dos rotineiros dados de usuário e senha, uma chave de segurança extra.
No caso do Gov.br, para utilizar o recurso é necessário atender a alguns requisitos.
Primeiro, o usuário precisa ter uma conta nível Prata ou Ouro na plataforma. Segundo o próprio governo, “o grau de segurança no processo de validação desses níveis evita fraudes no uso deste recurso”. Para aprender como aumentar o nível da sua conta, confira esse nosso outro tutorial.
Em segundo, o usuário necessita ter o aplicativo Gov.br instalado no seu dispositivo móvel – Android ou iOS – e ter sua conta Gov.br logada nele. Isso, pois é através do app que ele receberá a sua chave de segurança. O código da verificação em duas etapas não é enviado por SMS ou e-mail. Clique aqui para acessar o cartão para download do app do Gov.br.
Com tudo pronto, confira a seguir como ativar a verificação em dois fatores na sua conta Gov.br:
- Em um navegador web, acesse https://acesso.gov.br;
- Insira o seu CPF e clique em “Continuar”;
- Na tela seguinte, insira sua senha e clique em “Entrar”.
- Agora, em “Minha conta”, clique em “Segurança da conta”;
- Na tela seguinte, se exigido, dê as permissões de acesso necessárias ao serviço clicando no botão “Autorizar”.
- Na nova tela, clique em “Verificação em duas etapas”.
- Agora, pegue o dispositivo móvel onde pretende instalar o aplicativo do Gov.br;
- Baixe e instale o app do Gov.br no dispositivo;
- Faça o login com os seus dados e dê as permissões necessárias;
- Logo ao acessar sua conta, o app lhe fornecerá um código de 6 dígitos. Não saia dessa tela.
- De volta a página web do Gov.br, insira o código fornecido pelo app no campo destacado e clique em “Habilitar”.
- Caso você não tenha recebido o código no seu smartphone ou tablet de forma automática, ainda na página web, clique no botão “Enviar código” para receber um novo código no aplicativo.
A verificação em duas etapas foi ativada! A partir de agora, todas as vezes que precisar entrar na sua conta Gov.br, além de inserir os seus dados de login, terá que fornecer o código informado pelo aplicativo no seu smartphone.
Caso você perca acesso ao seu dispositivo com o aplicativo instalado, será necessário recorrer ao processo de recuperação de conta – como ensinamos aqui nesse outro tutorial. A verificação em duas etapas só poderá ser desativada fazendo a validação facial.
Segundo a própria plataforma, caso você remova o app Gov.br do seu dispositivo ou saia da sua sessão logada (Menu > Sair), a verificação em duas etapas será desativada automaticamente.
Verificação em duas etapas off-line
Além da verificação através do app do governo, também é possível adicionar o processo de verificação em duas etapas através de um app dedicado, como o Google Authenticator ou Microsoft Authenticator.
Confira a seguir como realizar o processo:
- Primeiro, acesse o mesmo caminho descrito acima: “Segurança da conta” > “Verificação em duas etapas”;
- Agora, clique no botão “Habilitar verificação em duas etapas off-line”.
- No aplicativo autenticador da sua preferência, acesse a opção de adicionar conta e selecione a opção de “Ler código QR” (ou algo do tipo);
- Escaneei o código QR exibido pela plataforma do governo;
- A conta Gov.br será adicionada automaticamente ao app.
- Agora, insira o código informado pelo app no campo logo abaixo do QR Code e clique em “Habilitar verificação em duas etapas off-line”;
- Uma nova tela informará que o método foi acionado com sucesso.
Agora, caso você esteja sem uma conexão à internet no celular para fazer o processo de autenticação através do app do Gov.br, utilize a opção “Tentar de outra forma” durante o processo de login para acessar a opção de autenticação off-line, através do app autenticador.
Em nossa experiência, após ter ativado a verificação em duas etapas off-line, mesmo após a exclusão do app do Gov.br, a verificação em duas etapas não foi desativada automaticamente – mesmo com essa afirmação
gov.br
Desenvolvedor: Governo do Brasil
Grátis
Tamanho: varia de acordo com a plataforma