Subvariante da Covid-19 JN 2.5 é identificada em Mato Grosso

O Laboratório da Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso detectou a variante JN 2.5 da Covid-19 no estado, marcando o primeiro registro dessa cepa no Brasil, que é, por sua vez, uma subvariante da ômicron.

A descoberta ocorreu durante uma pesquisa realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro, identificando a JN 2.5 em quatro mulheres nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Três dessas pacientes foram hospitalizadas, recebendo alta posteriormente após um período de isolamento social. Infelizmente, a quarta paciente, portadora de doença pulmonar obstrutiva crônica, morreu.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, destacou a importância da calma, mas alertou para a atenção aos sintomas gripais. Recomendou o uso de máscaras em casos de gripe ou resfriado, além da lavagem frequente das mãos e a busca por atendimento médico em caso de sintomas. Enfatizou a vacinação como medida crucial na prevenção da doença.

“O Ministério da Saúde ressalta que o surgimento de novas variantes, como a JN.2.5, é um fenômeno monitorado pela Pasta. A vacinação segue como o principal meio de proteção contra os casos mais graves da doença com atualização das doses de reforço indicadas para cada faixa etária e que os imunizantes disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são eficazes contra todas as variantes que circulam no país atualmente”, diz o ministério em nota.


Anvisa aprova nova vacina monovalente contra a Covid-19


Economia e mercado
10 Jan


Covid-19: Risco de esquizofrenia  cerca de 5 vezes maior em casos graves


Segurana
05 Jan

A variante JN 2.5 já havia sido identificada em diversos países, incluindo Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido. A Secretaria de Saúde está investigando o caso da paciente que veio a óbito.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS