Após quase 5 meses de espera, o governo chinês finalmente autorizou o estabelecimento da joint venture entre Stellantis e Leapmotor. A aprovação foi emitida pela Comissão de Desenvolvimento e Reforma Nacional (NDRC) do governo do país oriental.
Recapitulando, em outubro do ano passado a Stellantis – conglomerado que engloba marcas como Fiat, Jeep, Peugeout e Citroën – anunciou a compra de cerca de 20% da startup chinesa Leapmotors em uma negociação de U$$ 1,6 bilhão.
A parceria entre as duas empresas deve resultar no estabelecimento de uma Leapmotor Internacional, com comando majoritário da Stellantis (51/49), com exclusividade de exportações, venda e fabricação dos automóveis da marca chinesa fora da China.
A Leapmotor espera alcançar mais mercados, aumentando suas vendas internacionais, chegando a Europa e, no futuro, América Latina. A Stellantis, por sua vez, pretende usar a tecnologia desenvolvida pela startup para alcançar suas metas de eletrificação até o ano de 2030.
Há ainda uma expectativa de que os carros da Leapmotor passem a ser produzidos também em fábricas europeias da Stellantis.
O primeiro modelo da marca chinesa a chegar na Europa deverá ser o SUV C10, que é equipado com um motor elétrico de 170 kW (o equivalente a 231 CV), alimentado por uma bateria com células LFP com capacidade de 69,9 kWh.
Atualmente, a Stellantis é a quarta maior montadora do mundo, enquanto a Leapmotor vendeu mais de 140 mil carros em 2023.