O 3DMark apresentou uma nova ferramenta de benchmark chamada Steel Nomad. Nesse sentido, a funcionalidade chega sem a necessidade de adquirir uma licença e foi desenvolvida para avaliar o desempenho das GPUs atuais. Para isso, a análise dos componentes será feita sem o uso de Ray Tracing.
A ideia com esse novo lançamento é substituir, eventualmente, o Time Spy. Lançado em 2016, o código programa não é considerado suficiente para testar os limites das peças que estão sendo lançadas atualmente, mesmo que tenha recebido diversas atualizações durante os últimos anos.
Em geral, o 3D Mark apresentou os testes preliminares realizados com o uso do Steel Nomad. Os resultados, então, apontaram que o teste realizado sem o uso do Ray Tracing consegue ser até três vezes mais pesado em comparação com o Time Spy. Além disso, também é sete vezes mais pesados do que o Fire Strike.
Os testes sem os efeitos de iluminação são importantes para melhorar a comparação entre os resultados. Portanto, o melhor a se fazer é ter as avaliações separadas para cada quesito, como um para uso das placas de vídeo de maneira geral e outro que tenha como foco somente o desempenho do RT.
Um detalhe que deve ser mencionado é que o novo teste é multiplataforma. Ou seja, ele está disponível para Windows e Windows-on-ARM em DirectX 12 e Vulkan, Android em Vulkan e iOS por meio da API Metal, no software do 3DMark. Do mesmo modo, o Steel Nomad deve ser lançado no futuro para Linux e há uma versão para macOS a ser lançada.
Veja também: o mod que adiciona Ray Tracing em Ghost of Tsushima e a adição dos efeitos de luz ao Santuário em Diablo IV.