Não é de hoje que acompanhamos os desdobramentos relacionados ao bloqueio de acesso por parte de provedores nos Estados Unidos do PornHub, atendendo à determinação legal que exige verificação de idade no acesso a sites de conteúdo adulto.
Desde 2023, serviços como o PornHub e seus concorrentes (Redtube, Brazzers e afins)”https://www.tudocelular.com/seguranca/noticias/n216272/pornhub-sites-pornograficos-verificacao-idade-eua.html”>são obrigados a confirmar a identidade de quem acessa ao site com documentos de identificaçãoincluindo estados como Utah, Texas, Carolina do Norte e Montana, que seguiram o movimento iniciado por Louisiana.
Tecnologia12 dez
Segurana19 de junho
Apesar de não ser novidade em si, a Flórida tornou-se hoje a mais recente adição à lista de estados onde o serviço de “entretenimento para maiores” foi bloqueado, após um contador regressivo ativado há duas semanas alertando sobre o acesso bloqueado.
Agora, quem tenta acessar o Pornhub por lá só consegue acessar a página reproduzida no print abaixo onde a atriz Cherie DeVille lê o texto exibido na tela, explicando todo o imbróglio, destacando a dificuldade em exigir a identificação individual de cada usuário.
“Embora a segurança e a conformidade estejam na vanguarda de nossa missão, fornecer sua carteira de identidade sempre que quiser visitar uma plataforma para adultos não é a solução mais eficaz para proteger nossos usuários e, na verdade, colocará as crianças e sua privacidade em risco.”
No entanto, nem todos os sites parecem ver uma nova regulamentação como um impeditivo para seguir operando. Segundo o site Cybernews, alguns concorrentes como o xHamster e o Chaturbate já realizaram meios para fazer a verificação de identidade de seus usuários.
No caso do xHamster, por exemplo, o primeiro acesso comunica que o usuário deve ter mais de 18 anos para acessar, consentir a coleta e processamento de dados biométricos, foto e identidade para fins de validação de idade legal. Por fim, a página ainda alerta que é necessário um dispositivo com câmera, que a validação é feita por um serviço de terceiros e que o processo leva menos de 1 minuto.
“https://t2.tudocdn.net/739848?w=660&h=350″ largura=”660” altura=”350″>
Apesar da tentativa de adaptação de alguns sites, o problema parece ter sido realmente percebido pelos usuários. Segundo o Yahoo! News, a busca por termos relacionados aos serviços de VPN teve um pico após a meia-noite, o que revela acima de tudo o desinteresse dos usuários de realizar uma confirmação de identidade.
Mas, será que quem procura uma VPN é o alvo do bloqueio imposto pela nova lei (menores, em específico)? Provavelmente, não. É mais provável que na verdade, boa parte dos usuários desses sites apenas desejem sua privacidade mantida sem a necessidade de informar ao site e a terceiros que ele foi acessado em algum momento de seu dia.
E aí, qual a sua opinião sobre o bloqueio imposto ao Pornhub e concorrentes? Conta pra gente nos comentários!