Snapdragon 8 Gen 4: contrato entre Apple e TSMC pode forçar Qualcomm a usar tecnologia da Samsung

Atualização (14/08/2023) – EB

O Snapdragon 8 Gen 3 ainda não foi anunciado, mas detalhes sobre o Snapdragon 8 Gen 4 já estão surgindo indicando que ele será fabricado pela Samsung e pela TSMC. Entretanto, o informante Mapple_gold do X (Twitter) diz que a sul-coreana deve ser a única responsável pela produção do chip.


Mais caro: Snapdragon 8 Gen 3 ter custo de produo maior, diz informante


Rumores
14 Ago


Chip A17 Bionic da Apple surge no Geekbench e supera Snapdragon 8 Gen 3


Apple
14 Ago

Segundo Mapple_gold, a Qualcomm deve ser obrigada a utilizar chips fabricados pela Samsung porque a Apple já garantiu a maioria do fornecimento da TSMC, deixando apenas 15% da produção para a Qualcomm.

Desta forma, apenas 15% da produção da TSMC não seria o suficiente para atender a demanda dos clientes da Qualcomm, mesmo se ela aumentasse o rendimento das suas fábricas entre 70% e 80%, conforme apontado por um relatório.

All variants of 8 gen 4 will use SF

— Mapple_gold (@MappleGold) August 13, 2023

Dito isto, o informante diz que fontes internas apontam que a TSMC não conseguirá adaptar a sua produção para atender a Apple, MediaTek e Qualcomm em apenas um ano, então o Snapdragon 8 Gen 4 se tornar dependente do processo GAAP (Gate All Around Plus) de 3nm da Samsung, que pode ser utilizado no próximo ano.


Realme GT 5: teaser indica Snapdragon 8 Gen 2 e lanamento iminente


Economia e mercado
14 Ago


Samsung Exynos 2400 pode ter CPU de 10 ncleos, overclock e superar Snapdragon 8 Gen 3


Tech
10 Ago

Embora esta pareça uma má notícia, pois o Snapdragon 8 Gen 1 com processo de fabricação da Samsung tenha apresentado problemas de aquecimento e consumo de bateria, amostras recebidas pela Qualcomm indicam que o GAAP pode ser um grande rival para a litografia N3E da TSMC.

Atualização (09/08/2023) – MR

Samsung e TSMC podem compartilhar fabricação do Snapdragon 8 Gen 4

Segundo um novo artigo do famoso analista Ming-Chi Kuo, a Qualcomm encerrou o desenvolvimento de SoCs que deveriam ser fabricados pela Intel Foundry Services (IFS) utilizando o processo 20A.

Isso poderá beneficiar a Samsung Foundry, já que a Qualcomm poderá trocar a Intel pela sul-coreana.


Expanso: TSMC construir fbrica para produzir chips de 28 a 12 nanmetros na Europa


Economia e mercado
08 Ago


iPhone 15 Pro: TSMC vai arcar com gastos dos chips A17 Bionic defeituosos


Economia e mercado
07 Ago

O analista não detalhou os motivos para a decisão da Qualcomm, mas muitos apostam que o alto custo do processo 20A da Intel obrigou a companhia a parar o desenvolvimento. No momento, ela não poderia arcar com preços altos por problemas financeiros decorrentes da baixa venda de processadores, consequência da queda do mercado de celulares.

O Snapdragon 8 Gen 4 era um dos chips que deveria utilizar o processo de fabricação 20A da Intel no próximo ano. Caso as informações de Ming-Chi Kuo estejam corretas, a Qualcomm deve rever o design do chip e não utilizará a Intel para sua produção.

Qualcomm may have stopped designing chips for the Intel 20A node, meaning that Intel 18A R&D and mass production will face increased uncertainty and risk / Qualcomm可能已停止設計Intel 20A製程的晶片,意味著Intel 18A研發與量產將面臨更高不確定性與風險https://t.co/OC8QwYPJe1

— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) August 8, 2023

Neste caso, a Qualcomm poderá optar pelo processo de fabricação de 3 nanômetros da Samsung Foundry e TSMC. Entretanto, 90% da capacidade da taiwanesa já foi assegurada pela Apple na fabricação do A17 Bionic para ser utilizado na linha iPhone 15.

Com isso, a Qualcomm deve recorrer a Samsung Foundry para fabricar a maioria do Snapdragon 8 Gen 4 no processo de 3GAP da companhia, reforçando rumores que circularam em maio.

Caso a Samsung fabrique o Snapdragon 8 Gen 4, é esperado que o seu processo de fabricação 3GPA esteja no mesmo nível da TSMC ou até mesmo consiga superá-lo, já que a sul-coreana vem investindo pesado no setor.


Snapdragon 8 Gen 4 pode trazer ncleos Phoenix e ser fabricada pela TSMC em N3E


Rumores
01 Ago


Apple e Qualcomm? TSMC revela que vrios clientes j encomendaram seus chips em 3 nanmetros


Economia e mercado
28 Jul

Texto original – 18/05/2023

Samsung pode se unir à TSMC e fabricar algumas unidades do Snapdragon 8 Gen 4, diz rumor

A Samsung pode voltar a produzir em massa processadores de última geração para a Qualcomm. De acordo com novas informações obtidas na Coreia do Sul, isso deve acontecer no lançamento do Snapdragon 8 Gen 4.

Fontes que possuem acesso aos planos das companhias dizem que o chipset será feito no processo de 3 nm da TSMC, enquanto os modelos “Snapdragon for Galaxy” devem usar o 3GAP de 3 nm da própria Samsung.

Com isso, caso a parceria se confirme, esse será um verdadeiro “atestado” de que a tecnologia de 3 nm da Samsung terá alcançado a excelência da TSMC em termos de desempenho e eficiência.


Engenheiro da Samsung  demitido por supostamente vazar informaes confidenciais da empresa


Economia e mercado
17 Mai


One UI 6.0: apenas alguns celulares Samsung sero compatveis com modo Ultra HDR


Samsung
17 Mai

Por mais que a Samsung queira lançar algumas unidades do Galaxy S24 com Exynos 2400, a Qualcomm continuará sendo a “estrela” dos novos aparelhos.

Além disso, o Snapdragon 8 Gen 3 ainda terá o “monopólio” de produção da TSMC, mesmo aqueles que forem incluídos nos aparelhos da Samsung.

Contudo, no Galaxy S25 isso pode acabar mudando, uma vez que a Qualcomm tem acompanhado de perto a evolução da linha de montagem de chips da Samsung.

Para quem não se lembra, as empresas eram parceiras na produção do Snapdragon 8 Gen 1, mas problemas de produção acabaram fazendo com que a Qualcomm escolhesse a TSMC para ser a sua única fornecedora.

Até o momento, as empresas não comentaram o assunto. Por isso, salientamos que tudo precisa ser considerado como sendo apenas mais um rumor do mercado.

Veja mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS