Atualização (21/10/2023) – DJ
Com previsão de lançamento nos próximos meses e expectativa de ser incorporado aos principais aparelhos avançados de 2024, a plataforma Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm promete trazer evolução considerável em desempenho e rivalizar com o Apple A17 Pro em eficiência energética, com estimativa de ser 30% superior.
No entanto, segundo o mais recente rumor a chegar no mercado, existe a chance de a Qualcomm optar por fazer um corte generoso no clock da GPU embarcada, a Adreno 750, mirando em especial na entrega de mais bateria e também, de um smartphone termicamente mais estável.
Esse rumor, que surgiu no Weibo através do usuário “Feiwei” aponta para a limitação no projeto original da Qualcomm em 770MHz, ante os 903MHz vistos em outros rumores, ou seja, um downclock de aproximadamente 15% se os números em si forem corretos.
Apesar da potencial redução, a expectativa é que a alteração não seja impositiva, ou seja, cada fabricante poderá optar por definir como será o desempenho do seu chip (o que remete ao trabalho da Samsung em jogar overclock na versão embarcada nos aparelhos da linha Galaxy S e Z).
This rumor contradicts DCS. It says Adreno 750 becomes 770Mhz. I wonder what caused it if it was true. pic.twitter.com/5JjlpqkGr0
— Mochamad Farido Fanani (@faridofanani96) October 21, 2023
Vale lembrar que, segundo benchmarks recentes vistos do Snapdragon 8 Gen 3 apontavam para um desempenho 80% superior quando comparado com a geração anterior, o que significaria portanto dizer que mesmo com esse downclock, ele deve ser bem mais forte que o Snapdragon 8 Gen 2.
De toda forma, é ainda necessário aguardamos mais detalhes a respeito para confirmar se a Qualcomm realmente seguirá esse caminho e caso positivo, quais serão os impactos no desempenho.
Matéria original (09/10/2023)
Snapdragon 8 Gen 3 pode ser 30% superior ao A17 Pro em eficiência energética
Diversos rumores sugerem que o Snapdragon 8 Gen 3 será fabricado no processo da TSMC de N4P, enquanto o A17 Pro conta com um mais moderno de 3 nanômetros, o que faria o chip da Apple ter vantagem considerável.
Entretanto, um novo rumor sugere que a eficiência energética do chip da Qualcomm é 30% superior ao SoC da Apple, que atualmente equipa o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.
Recentemente, testes de benchmark revelaram que o salto do Snapdragon 8 Gen 3 não será tão grande em relação ao seu antecessor na GPU. Segundo o AnTuTu, a plataforma mais moderna teve um salto de apenas em 15%. Entretanto, a GPU demonstrou uma evolução impressionante de 40%.
Esses números sugerem que o A17 Pro poderá enfrentar um forte concorrente. Agora, o informante Revegnus alega que o Snapdragon 8 Gen 3 terá eficiência enérgica 30% superior à do A17 Pro.
Update: Snapdragon 8 Gen 3 boasts a 30% better power efficiency compared to the A17 Pro.
The performance gap in GB6 multi-core benchmark scores between Snapdragon and Apple Silicon is narrowing, and the Snapdragon 8 series GPU’s peak performance surpasses Apple’s. In 2022, there…
— Revegnus (@Tech_Reve) October 7, 2023
Ele não menciona a fonte da informação, mas diversos testes do ano passado mostraram o Snapdragon 8 Gen 2 saindo na frente do A16 Bionic. Neste ano, com o grande salto na GPU ao utilizar a Adreno 750, o cenário poderá se repetir. Entretanto, os detalhes não mencionam testes mais pesados, como com ray-tracing.
Neste ano, a Apple disse que o A17 Pro possui desempenho de ray-tracing quatro vezes mais rápido do que o A16 Bionic, então será necessário aguardar o lançamento do Snapdragon 8 Gen 3 para ver como será embate entre os dois.
Veja tambm