Diversos ataques DDoS estão acontecendo aos servidores da Rockstar Games nos últimos dias. Segundo o portal Cyber Insider, a situação vem ocorrendo após a implementação do novo sistema anti-cheat pela empresa chamado de BattlEye e que tem como foco reprimir as trapaças nos jogos.
Esse movimento da companhia acabou deixando vários jogadores insatisfeitos, o que fez com que eles fossem atrás desse tipo de ataque. Como resultado, vários problemas de login aconteceram, além de falhas na conectividade para quem joga GTA Online. A intensidade dessas investidas aumentou desde o último dia 21.
Após essa data, houve vários relatos em relação a tempos de carregamento maiores, desconexões com frequência e falhas nas tentativas de login. Os chamados botnets estão sendo usados para inundar os servidores e torna-los inoperantes de forma temporária e as plataformas PlayStation, Xbox e PC foram afetadas.
Não somente os servidores de GTA Online, como Red Dead Redemption Online foram afetados pelos ataques DDoS. O objetivo do grupo por trás desses ataques é provavelmente protestar contra a implementação do BattlEye. Para quem não sabe, o sistema também é usado em outros jogos para detectar programas de trapaça, banindo os jogadores que usam esses softwares.
A situação, inclusive, não parece que vai se acalmar e novos ataques podem acontecer em breve. Nesse sentido, cabe à Rockstar melhorar as defesas ou enfraqueça a aplicação do anti-cheat para evitar que os ataques continuem, já que os invasores não devem parar até que algo assim aconteça.
Por enquanto, a empresa não divulgou uma data para a solução total dos problemas.
Mais sobre a Rockstar: confira os detalhes de uma pasta vazada de GTA 6 e Red Dead Redemption 1 no PC e as notícias de uma versão de GTA ambientada em Tóquio que quase foi lançada.