A Samsung revelou um novo monitor para o portfólio da linha Odyssey de produtos. Nesse sentido, o chamado Odyssey 3D se destaca por ter como uma de suas principais características a possibilidade de converter conteúdos 2D em 3D sem a necessidade óculos ou outro acessório externo.
Em geral, esse equipamento funciona com a combinação de lente lenticular com uma câmera de rastreamento ocular embutida. Ou seja, é um hardware especializado que fica a cargo de direcionar imagens diferentes para cada um dos olhos da pessoa. Para se ter uma ideia, a Acer usa um sistema parecido em seus equipamentos SpatialLabs.
O Odyssey 3D é o primeiro monitor da Samsung com essa tecnologia e ele teve seu conceito exibido inicialmente durante a CES deste ano. Ele será disponibilizado ao público para compra nos tamanhos de 27 e 37 polegadas com tecnologia QLED. Além disso, ele possui tempo de resposta de 1 milissegundo e taxa de atualização de 165 Hz.
No mais, o monitor possui suporte a AMD FreeSync e vem com portas HDMI 2.1 e DisplayPort 1.4 entre as opções de conectividade. O efeito em 3D, por sua vez, só pode ser visualizado por uma pessoa e é possível alternar entre os modos 2D e 3D de visualização do conteúdo com o equipamento.
O preço do produto não chegou a ser revelado pela Samsung, mas não dá para esperar que esse tipo de tecnologia será disponibilizado por um preço acessível. Por fim, vale destacar que a ZTE também tem investido em produtos com essa proposta e lançou recentemente um celular com efeito tridimensional sem a necessidade de óculos.
Veja mais