Samsung Galaxy Book 3 Ultra: notebook avançado “flerta” com tipo gamer | Análise / Review

A Samsung renovou a sua linha de notebooks no final de maio de 2023, com a linha Galaxy Book 3. E aqui temos o modelo Ultra, que prioriza uma experiência mais avançada na família.

Será que a máquina fornece uma boa experiência ao usuário? Quais são os principais destaques dela na prática? O TudoCelular te responde em detalhes, nesta análise completa.

Design e conectividade



O design do Galaxy Book 3 Ultra foi feito para ser premium no visual e passar uma boa durabilidade no geral. Ele conta com um chassi feito de alumínio na cor grafite, que possui apenas 16 mm de espessura e 1,79 kg de peso. Dá facilmente para transportar este laptop em uma mochila.

A superfície acumula muita marca de dedo, mas tem cantos mais arredondados que não deixam o apoio de mão incômodo. Já na parte inferior, ficam os pezinhos emborrachados, que cobrem a presença dos parafusos.

A máquina possui um teclado no padrão ABNT2 retroiluminado, com direito ao bloco numérico no canto direito. As teclas possuem bom espaçamento e responde bem às pressões dos dedos. O botão de energia tem um leitor biométrico integrado, para melhorar a segurança do usuário.

Mais abaixo, o trackpad se destaca aqui pelo seu tamanho. Talvez seja o maior que já testamos e conta com uma ótima sensibilidade. Pela área ampla, dá para usar sem qualquer dificuldade, caso não esteja com um mouse por perto.

Do lado esquerdo, este notebook vem com uma saída HDMI, duas portas USB-C com Thunderbolt 4 e o LED de carregamento. Já à direita, ficam uma entrada USB-A, um slot para cartão de memória microSD e um conector de 3,5 mm para fones de ouvido e microfone.

Ainda em relação à conectividade, a Samsung inseriu suporte ao Wi-Fi 6E, para internet wireless mais rápida e estável, além do Bluetooth 5.1, caso queira conectar fones sem fio ou joysticks.

Tela e som



A coreana colocou uma tela de 16 polegadas do tipo Dynamic AMOLED 2X, para trazer a qualidade dos smartphones aos notebooks. Mas diferente do modelo 360, a do Ultra não é sensível ao toque. Ela entrega um brilho máximo de 566 nits que consideramos satisfatório para qualquer tipo de usuário.

A gama de cores chega a 120% do padrão DCI-P3 e tem calibração configurável para você ajustar conforme a sua preferência. Há ainda neste display uma taxa de atualização de até 120 Hz, que pode ser configurada para variar entre o máximo e 60 Hz, para ajudar a economizar bateria.

Também aparece por aqui a resolução 2880 x 1800 pixels, que permite uma alta definição de imagens em um display com poucas bordas. E por falar nas bordas, é na parte superior que fica localizada a webcam. A Samsung incluiu uma câmera com resolução Full HD, que agrada bastante na sua qualidade.

Ficou faltando aqui suporte a Dolby Vision para melhorar a exibição em streamings. Pelo menos, o HDR está garantido e aprimora bem o contraste. Outra ausência sentida foi a de um tratamento antirreflexo, o que deixa o painel como um espelho, a depender da luminosidade do seu ambiente.

Na parte sonora, este laptop vem com quatro alto-falantes estéreo feitos pela AKG e bem ocultos na máquina. Ao todo, o sistema de áudio entrega uma potência de 14 W RMS. Vimos um volume alto exemplar por aqui.

A qualidade agrada e conta com graves acima da média e agudos bem definidos. Apenas os médios estão abaixo das demais frequências. No entanto, este modelo suporta Dolby Atmos e permite uma equalização que melhora bastante o equilíbrio do som.

Desempenho e sistema



O Galaxy Book 3 Ultra foi lançado com duas configurações de hardware. Uma vem com um processador Intel Core i9-13900H e um GPU GeForce RTX 4070, enquanto a outra conta com uma CPU Intel Core i7-13700H e uma placa gráfica RTX 4050. A que temos aqui é a variante mais modesta.

Esse hardware vem acompanhado de 32 GB de RAM LPDDR5 e 1 TB de armazenamento em SSD NVMe M.2. Apesar de não ser o melhor cenário de chips disponível, as memórias dão conta de abrir uma grande quantidade de programas simultâneos e de não deixar na mão em relação ao espaço interno.

E quanto ao desempenho em múltiplas tarefas? Rodamos alguns benchmarks para entender melhor. No PCMark 10, vimos uma nota de quase 6.000 pontos. Algo que não fica atrás de notebooks gamer de entrada. Destaque para as ferramentas de produtividade, como criação de planilhas, e a edição de fotos, impulsionada pela GPU dedicada.

O 3DMark também registou um número acima dos 5.200 pontos, o que segue nivelado com laptops básicos para jogos e mostra a importância de ter uma placa de vídeo com suporte a Ray Tracing.

E se esta máquina possui benchmarks similares a modelos gamer, como ela se comporta rodando jogos? Fizemos alguns testes em Full HD para saber. Primeiro de tudo, é importante deixar a tela nos 120 Hz diretamente, sem o ajuste automático, para que algum jogo não fique limitado a 60 fps apenas.

Descobrimos isso ao rodar Fall Guys. O Battle Royale mais básico conseguiu chegar sem grandes problemas aos 120 fps, mesmo com uma sala cheia e em meio aos demais players online.

Já Counter Strike 2 oscilou entre 35 e 55 fps. Apesar de a qualidade em si não decepcionar, o desempenho fica bem longe do ideal para um gênero de tiro em primeira pessoa. Ou seja, este não é o forte do Galaxy Book 3 Ultra.

DOOM Eternal já apresentou menos instabilidades. Ele é capaz de atingir algo próximo a 60 fps, mas a dificuldade aqui foi para ativar o Ray Tracing. A tecnologia não vem habilitada de fábrica ao executar o game neste notebook e depende de baixar a qualidade dos extras para ficar compatível com a memória VRAM.

As limitações do hardware ficam bem evidentes em jogos mais complexos. Estamos falando de God of War e Ratchet & Clank. Apesar de a tela exibir toda a sua beleza de cores e brilho nestes títulos, a experiência apresenta muitos engasgos, enquanto a taxa de quadros por segundo se mantém a maior parte do tempo abaixo dos 30 fps.

O Galaxy Book 3 Ultra sai da caixa com o Windows 11 Home como sistema operacional. O destaque na parte de software está na presença de vários aplicativos proprietários da marca. Eles vão desde o Samsung Notes, para realizar alguma anotação e sincronizar com o seu celular, até o SmartThings, que permite controlar os seus dispositivos inteligentes.

Bateria



A Samsung colocou uma bateria com capacidade de 76 Wh neste modelo e promete uma longa duração, apesar de não divulgar qual seria a autonomia de fábrica desta máquina.

Para descobrir isso, fizemos nosso teste com a simulação de um dia de trabalho, ao alterar entre o navegador Edge, documentos do Word e o mensageiro Telegram. Como resultado, vimos impressionantes 10 horas de duração total. Um tempo bastante acima da média para o hardware que possui.

E quanto ao carregamento? O Galaxy Book 3 Ultra vem acompanhado de um adaptador de tomada de 100 W na embalagem, conectado pela porta USB Tipo-C ao notebook. Qual é o tempo até completar a carga?

Nos nossos testes, foi necessário esperar durante cerca de 2 horas e meia até o laptop completar o processo. É um período satisfatório, se considerarmos a autonomia entregue por uma carga completa.


Galaxy Book 3 Ultra comea a ser vendido no Brasil pela Samsung


Samsung
02 Ago


Samsung lana srie de notebooks Galaxy Book 3 no Brasil


Economia e mercado
31 Mai

Consideraes finais



O Galaxy Book 3 Ultra é um notebook avançado que entrega um design premium, seja na sua construção bem sólida, ou nas suas dimensões compactas com um peso leve, para facilitar o transporte.

Por outro lado, a sua configuração “flerta” com tipo gamer. Isso porque há aqui um processador da linha H de última geração da Intel, acompanhado de uma placa gráfica RTX da série 4000. Essa combinação vai permitir rodar alguns jogos com bom desempenho, porém as suas limitações impedem os games mais complexos.

A parte multimídia também é outro destaque por aqui. A sua tela AMOLED agrada no brilho e nas cores, com uma excelente exibição de qualquer tipo de conteúdo. Pena que a falta de tratamento antirreflexo torna a visualização um pouco espelhada. A webcam acerta na resolução Full HD e apresenta boa qualidade. Já o som traz uma ótima potência e um bom equilíbrio entre frequências, especialmente quando o Dolby Atmos é usado.

Para completar, temos nele uma bateria de altíssima duração. A autonomia de 10 horas dele chega a compensar as duas horas e meia que passa conectado à tomada até retornar aos 100%.

A Samsung lançou o Galaxy Book 3 Ultra no Brasil por preços sugeridos que partem de R$ 18.774, para esta variante mais modesta. Atualmente, pode ser encontrado por algo em torno de R$ 14.000 no varejo nacional.

Será que ele é mais interessante do que um notebook gamer de entrada? Um modelo como o TUF Gaming F15 entrega um hardware similar com um desempenho para jogos um pouco superior e uma tela de 144 Hertz, sem falar que ele cobra metade do preço. Porém perde no design, no multimídia e na bateria.

E pelo mesmo preço do Galaxy, o que é possível conseguir no mercado? Nessa faixa, dá para encontrar um Avell A72 ION na sua configuração mais avançada, com os mesmos processador e memórias da máquina da Samsung, só que a GPU é a mais avançada RTX 4070.

Já se estiver disposto a pagar um pouco mais, dá para investir em um Macbook Pro de 16 polegadas de última geração. Ele vai entregar melhor performance para edições e uma autonomia de bateria superior, com um design também premium, ultrafino e ultraleve.

O que mais gostou no Galaxy Book 3 Ultra? Você considera esta máquina uma das melhores opções do mercado atual? Diga aí no espaço abaixo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS