Samsung Galaxy Book 3 360: alta portabilidade com ainda mais bateria | Análise / Review

A Samsung lançou o Galaxy Book 3 360 em maio de 2023 no Brasil como a nova geração do seu notebook conversível. Para esta versão, a empresa manteve a prioridade em portabilidade e atualizou os componentes para um melhor desempenho.

O que será que ele entrega na prática ao usuário? Houve melhorias reais neste novo laptop da coreana? O TudoCelular testou uma unidade nas últimas semanas e detalha para você nesta análise completa.

Design e conectividade



Como um bom produto focado em portabilidade, temos aqui um design ultrafino e bastante leve no Galaxy Book 3 360. Ele conta com uma espessura que não chega a 14 mm e um peso de quase 1,5 kg. Algo que não vai incomodar na hora de transportar em uma mochila, por exemplo.

A principal característica do design dele é a possibilidade de girar a tela em até 360 graus, para deixar tanto como se fosse um tablet quanto ao explorar apoios que ressaltam mais o display. Já adiantamos que segurar com a mão pode não ser uma tarefa tão confortável assim, uma vez que o tamanho segue sendo de um notebook grande. Também faltou aqui uma S Pen na caixa, ausência em relação às gerações anteriores.

Pelo menos, temos na construção dele um chassi feito inteiramente de alumínio, que passa a sensação de um notebook premium e uma boa resistência. Mas também você poderá sofrer com muitas marcas de dedo ao longo do tempo.

O teclado tem o padrão brasileiro ABNT e é retroiluminado. Você consegue gerenciar a luminosidade dele, o que permite usar no escuro sem sentir qualquer dificuldade. Ainda existe aqui o teclado numérico do lado direito, sem prejuízo no tamanho. As teclas são bem espaçadas e confortáveis durante a digitação. O touchpad se mostrou bastante suave e sensível, com um tamanho mediano que não chega a empolgar.

Do lado esquerdo, encontramos a saída HDMI, uma porta USB Tipo-C e uma Thunderbolt 4, onde é plugado o carregador. Do outro lado, ficam o slot para cartão microSD, uma entrada USB 3.2 Tipo-A e o conector de 3,5 mm para fone e microfone.

A conectividade ainda se destaca pela compatibilidade com Wi-Fi 6E, para maior velocidade e estabilidade na sua internet, além do Bluetooth 5.1, que permite conectar fones de ouvido sem fio e joysticks.

Tela e som



O Galaxy Book 3 360 possui variantes com telas de 13,3 ou 15,6 polegadas. Aqui temos a versão maior. O painel segue um Super AMOLED, que entrega um ótimo nível de brilho e uma calibração de cores nativa acima da média. Você ainda pode escolher outros três perfis, caso prefira mudar as tonalidades.

Este display tem certificação VESA 500 e cobre 120% do volume de cor DCI-P3. A qualidade é visível na hora de reproduzir qualquer conteúdo em streaming. Apesar de não haver Dolby Vision, a Samsung colocou compatibilidade com HDR, para melhorar ainda mais os vídeos nessas plataformas.

As bordas aqui são finas nas laterais e na parte de cima, mesmo com a presença da webcam que reproduz vídeos em Full HD com alta qualidade, o que passa uma boa sensação de visualização infinita.

A resolução chega a Full HD, enquanto a taxa de atualização não passa de 60 Hz. Como não se trata de um notebook gamer, uma fluidez maior não se faz necessária aqui. Esta é uma tela sensível ao toque, com boa resposta no geral. Notamos que essa facilidade torna o uso até mais útil do que o touchpad no dia a dia.

O sistema de áudio é composto por dois alto-falantes estéreo posicionados em cada lado da base. Eles têm uma potência de 2W cada e não impressionam no volume máximo. Mesmo assim, há qualidade suficiente para um bom proveito em músicas e filmes, apesar de dar a sensação de que um pouco mais de grave seria bem-vindo.

Se quiser deixar o som mais encorpado, dá para ativar a tecnologia Dolby Atmos. O suporte permite a você deixar em um perfil pré-definido ou personalizar com um equalizador dedicado, conforme a sua preferência.

Desempenho e sistema



Esta edição vem equipada com um processador Intel Core i7-1360P de 13ª geração, porém dá para encontrar a menor com um Core i5. A CPU é acompanhada de 16 GB de memória RAM e até 1 TB de armazenamento em SSD. Também há aqui um leitor biométrico no botão de energia, para aumentar a segurança do usuário durante a entrada.

Percebemos que esse conjunto não decepciona em tarefas básicas e de produtividade. Você pode utilizar para trabalho sem medo de qualquer tipo de engasgo. O Galaxy Book 3 360 inicia rapidamente o sistema e todos os programas. E até pode se aventurar em edições sem grande complexidade.

A boa performance é confirmada nos benchmarks. No PCMark 10, o produto alcançou mais de 5.400 pontos, um número que o coloca acima da média dos demais modelos empresariais.

O 3DMark também registrou uma boa nota para a categoria. Os pouco mais de 1.800 pontos vencem outros laptops convencionais, só que os gráficos Iris Xe não chegam ao nível de uma máquina com uma GPU dedicada.

E será que o notebook conversível da coreana é capaz de rodar jogos? A placa integrada da Intel parece lidar bem com alguns títulos mais básicos. Testamos especificamente dois exemplos.

Fall Guys se mostrou com boa estabilidade, mesmo em uma sala cheia. A qualidade do painel AMOLED torna as cores do game bem vívidas, além de o hardware manter uma taxa fps aceitável para boa fluidez. Minecraft Dungeons é outro game que roda liso aqui, sem travamentos nem problemas nos quadros por segundo.

Esta máquina sai da caixa com o Windows 11 Home como o sistema operacional nativo. Além dos programas básicos, como o pacote Office, você também vai encontrar alguns softwares dedicados da Samsung.

Destacamos dois exemplos aqui. Um deles é o Samsung Notes, voltado para escrever anotações na tela, seja com o teclado virtual ou com a S Pen, caso você adquira uma unidade. O outro se trata do SmartThings, que permite a você gerenciar a sua casa conectada.

Bateria



A Samsung colocou neste laptop uma bateria de 68 Wh, oito acima da geração passada. Será que houve um acréscimo na prática também? Para descobrir a duração total, fizemos nosso teste de simulação de um dia de trabalho, com uso do navegador Edge, de documentos no Word e conversação pelo Telegram.

O rendimento que vimos foi extremamente satisfatório. O notebook da coreana conseguiu uma autonomia de quase oito horas e meia longe da tomada. Em outras palavras, dá facilmente para alguém fazer um expediente completo de trabalho com apenas uma carga. E certamente a tela AMOLED também contribui para o bom resultado.

Passando para o carregamento, o que temos com esta máquina? O Galaxy Book 3 360 vem com um carregador de 65 W de potência na embalagem, que é conectado pela porta USB-C da máquina.

Com esse acessório nativo, levamos um total de quase duas horas e meia até completar o processo. Pode ser um tempo considerado elevado, mas se explica pela autonomia que o notebook proporciona. No geral, um saldo positivo neste quesito.


Samsung lana srie de notebooks Galaxy Book 3 no Brasil


Economia e mercado
31 Mai


Samsung dar o Galaxy Buds Live de brinde na compra de um laptop Book 3; faa seu cadastro


Economia e mercado
10 Mai

Consideraes finais



O Galaxy Book 3 360 entrega uma experiência premium em vários aspectos. No seu design, o chassi metálico passa boa durabilidade, enquanto o formato conversível permite uma série de possibilidades de uso.

A tela Super AMOLED oferece uma qualidade bastante elevada, seja no nível de brilho, nas cores e na reprodução de streamings. Ser touchscreen também dá uma praticidade grande ao usuário, principalmente se estiver no modo tablet. Pena que a S Pen não está inclusa na caixa nesta geração.

O hardware não decepciona e possibilita uma ótima performance em tarefas básicas e de produtividade, para você usar nos estudos e no trabalho sem grandes dificuldades. Até alguns jogos mais leves, é possível rodar nesta máquina.

Mas talvez um dos principais pontos positivos seja a sua bateria. Durar mais de oito horas fora da tomada garante um aproveitamento prolongado, sem que afete tanto no tempo total de carregamento.

Como principais pontos negativos, além da falta da caneta, podemos citar o acúmulo de marcas de dedo na carcaça, a tela sem um tratamento antirreflexivo e a ausência de uma placa dedicada, que ampliaria o desempenho desta máquina para tarefas um pouco mais complexas.

A Samsung lançou esta variante avançada no país por mais de R$ 11 mil, mas você pode encontrar versões mais modestas e menores que partem dos R$ 7.900. Com o mesmo processador e RAM, você acha o também 2-em-1 Lenovo Yoga 9i. Ele vai além com Dolby Vision e resolução 2,8K em uma tela OLED, porém menor de 14 polegadas. Pelo menos, a caneta já vem na caixa.

Já se não for uma preferência sua ter um notebook conversível, o XPS 13 Plus pode ser uma boa opção, caso esteja disposto a pagar um pouco mais. O modelo da Dell também tem um painel touch, porém com resolução 4K e o dobro de memória RAM do Galaxy.

O que achou do Galaxy Book 3 360? Entre as características dele, qual chamou mais a sua atenção? Compraria uma unidade desta máquina? Comente conosco!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS