A Apple apresentou vários recursos novos com o macOS Sequoia na WWDC 2024 nesta semana. Entretanto, os novos recursos do Safari 18 consumiram apenas alguns minutos da apresentação, mas agora podemos detalhar algumas das novas funções que estarão disponíveis ainda neste ano com o lançamento da atualização.
Destaques
A maior novidade do Safari 18 é o Destaques: um menu que mostra automaticamente informações relevantes da página que você está visitando. Alguns dos exemplos incluem número de telefone e endereço de hotéis, instituições públicas, lojas, informações sobre músicas, séries, shows de TV e muito mais.
As informações são obtidas por meio de aprendizado de máquina para garantir a privacidade do usuário enquanto você navega, ou seja, nenhum dado de navegação é enviado para a Apple.
Visualizador de vdeo
O Safari 18 também será capaz de detectar vídeos em reprodução na página. Isto permitirá que eles sejam maximizados para ocupar a página toda e tenham controles nativos do macOS exibidos para controlar a reprodução e até enviar a mídia via AirPlay para outros dispositivos.
Outra vantagem é que o novo modo muda para Picture-In-Picture automaticamente se você clicar fora do vídeo, focando na sua tarefa atual.
Modo Leitor aprimorado
O Modo Leitor do Safari está recebendo várias melhorias na versão 18. Agora é possível alterar a fonte, tema, tamanho do texto e buscar por conteúdos neste modo.
Dentre os temas disponíveis estão: branco, off-white, cinza e preto com fontes Athelas, Charter, Georgia, Iowan, New York, Palatino, San Fransisco, Seravek e Times New Roman.
O Modo Leitor também pode criar um índice do artigo na barra lateral e até um resumo de alguns artigos, ambos mostrados automaticamente ao abrí-lo.
Demais melhorias
Por fim, o Safari 18 suporta a abertura de aplicativos web quando você clicar em páginas compatíveis. Isto ajuda a melhorar a exibição das informações com mais rapidez e segurança. Também é possível definir qual perfil do Safari será usado por padrão ao abrir links.
Falando em aplicativos web, agora é possível personalizá-los com extensões do Safari 18 e até bloqueadores de conteúdo, um movimento em contramão ao Google Chrome, que limitará o uso de bloqueadores ainda neste ano com o Manifest V3.
Uma última novidade é o texto preditivo, que estará disponível no iOS, iPadOS, visionOS, macOS Sequoia e até no macOS Sonoma, ajudando a escrever longos textos no navegador.
Saiba mais