As placas Raspberry Pi terão novidades chegando no próximo ano. Pelo menos, é o que diz o co-fundador e CEO da empresa, Eben Upton, que falou sobre o assunto nesta semana e mencionou os planos da companhia para os computadores de uma única placa em 2024.
Segundo Upton, a ideia da marca é chegar a produzir em torno de 40 mil novas unidades do dispositivo por dia, dos quais 10 mil serão dedicadas ao mais recente modelo. Para quem não sabe, o computador está em sua quinta geração, que foi anunciada recentemente após 4 anos do seu antecessor.
O executivo ainda confirmou que a marca por trás da placa tem intenção de substituir o atual Raspberry Pi Compute Module 4 por uma versão correspondente da nova geração de computadores. Inclusive, ele chegou a falar um pouco sobre esse novo produto, mesmo sem dar tantos detalhes.
Mesmo assim, o novo item deve ser equipado com USB 3.0. Além disso, um sucessor para o microcontrolador RP2040 está em desenvolvimento e, de acordo com Upton, o produto será lançado com uma arquitetura mais poderosa, além de ter mais memória RAM disponível e uma entrada/saída aprimorada de GPIO.
O modelo mais recente de Raspberry Pi, por enquanto, ainda é um pouco difícil de conseguir, visto que a maioria dos distribuidores aguarda a chegada de novos lotes da placa. Dessa forma, os envios das unidades devem ter início no próximo mês.
De qualquer forma, vale lembrar que a versão mais recente do sistema dedicado aos produtos da empresa foi lançado recentemente e trouxe diversas mudanças. O software é baseado no Debian e chegou com atualização em alguns programas.