Os Jogos Olímpicos são cheios de histórias que enriquecem a atmosfera da competição. A de Matt Dawson, por exemplo, é uma que merece ser contada desde agora devido ao sacrifício que fez para poder competir no evento em Paris. No caso, o atleta da equipe masculina de hóquei sobre a grama da Austrália amputou um dedo para conseguir fazer parte do time no torneio.
Aos trinta anos, Dawson acabou sofrendo uma lesão durante o treino e, de acordo com Simon Orchad, ex-jogador de hóquei sobre a grama e comentarista esportivo, ele nunca viu algo tão horrível no local. Inclusive, ele afirma que o próprio atleta chegou a desmaiar no vestiário devido ao acontecido com o seu dedo anelar.
Em um primeiro momento, a lesão significou o fim do sonho olímpico para Matt Dawson. Afinal, ele teria que ficar sem atuar por um período de 4 a 6 meses, o tempo necessário para reconstruir o dedo em uma operação complexa, que também tinha o risco de ele não recuperar a funcionalidade total do membro.
Outra alternativa faria com que o tempo de recuperação reduzisse para 10 dias, mas se tratava da amputação do dedo do atleta. Mesmo com o alerta da esposa, ele acabou escolhendo essa opção e com uma decisão que gerou bastante atenção da mídia, Dawson acabou minimizando nas entrevistas e até chegou a brincar: “Posso levar uma vida bastante funcional com um dedo a menos para me preocupar.”.
A idade parece ter sido outro fator que contribuiu para que o australiano não perdesse a oportunidade de disputar os Jogos Olímpicos. Segundo ele:
Estou definitivamente mais perto do fim da minha carreira do que do começo, e quem sabe, esta pode ser minha última Olimpíada. Se eu sentisse que ainda poderia ter o meu melhor, eu queria fazê-lo.
Mais sobre o evento: confira onde você pode assistir Dawson e outros atletas em várias modalidades e quais são as tecnologias presentes na Olimpíada.