Parece que na madrugada de hoje (04/05), o ChatGPT, criado pela OpenAI, sofreu com uma grande interrupção no seu funcionamento, o que por sua vez fez com que a plataforma ficasse sem responder à pergunta de seus milhões de usuários.
O problema durou várias e várias horas, mas a empresa começou a trabalhar nisso às 12h21, horário do Pacífico, nesta terça-feira. Todo esse problema foi causado por um erro interno dos servidores da OpenAI, mas, aparentemente, já retomou o seu funcionamento normal nas últimas horas, mas essa manutenção ainda deve levar algum tempo a mais.
Atualmente, o ChatGPT conta com mais de 100 milhões de usuários semanais que sempre buscam usar a ferramenta no seu cotidiano. A plataforma, em janeiro deste ano, teve um pico de quase 1 bilhão de usuários ativos. No mês passado, o ChatGPT também sofreu outra queda quase que parecida, mas não por motivos de erros em seus servidores.
No dia 23 de maio, o ChatGPT sofreu uma interrupção brusca de seus serviços após a API do Bing, buscador da Microsoft, parar de funcionar, o que por sua vez impediu tanto a Inteligência Artificial, quanto o próprio Copilot do Windows, de poder pesquisarem qualquer coisa na web.
Diversos perfis no X (antigo Twitter) relataram a queda da plataforma devido sua instabilidade. Tecnicamente, é normal esperar que algo tão acessado assim acabe enfrentando algumas instabilidades em alguns momentos, mas em um curto período de espaço como esse podem ser prejudiciais para a marca.
A Apple planeja fechar uma parceria com a OpenAI para trazer a tecnologia de IA para sua próxima grande atualização de sistema, o iOS 18. Instabilidade como essa devem afetar ainda mais usuários caso essa parceria ocorra um dia e tenha que enfrentar algo do tipo.
Veja tambm