NVIDIA não descartou trazer tecnologia de geração de quadros para GeForce RTX 3000 no futuro

“https://css.tudocdn.net/new_files/img/logo_principal.gif” alt=”Tudocelular.com” largura=”279″>

Em entrevista ao canal Fundição Digitalo vice-presidente de Pesquisa Aplicada de Aprendizado Profundo da NVIDIA, Bryan Catanzaro, deixou aberta a possibilidade de vermos a tecnologia de geração de quadros do DLSS ser trazida”https://www.tudocelular.com/tech/noticias/n162559/nvidia-anuncia-novas-gpus-da-serie-rtx-30.html”>à linha GeForce RTX 3000 sem futuro. Essa brecha nasceu graças aos avanços no recurso”https://www.tudocelular.com/eventos/noticias/n230261/ces-2025-nvidia-geforce-rtx-50-lancamento-preco.html”>oferecidos pela família RTX 5000que dependerá apenas dos Tensor Cores para funcionar.

Quando”https://www.tudocelular.com/eventos/noticias/n195858/nvidia-apresenta-geforce-rtx-4090-e-rtx-4080.html”>anunciou a família GeForce RTX 4000 em setembro de 2022, a NVIDIA trouxe como uma das principais novidades a tecnologia de geração de quadros, pela qual as placas usavam Inteligência Artificial para interpolar os quadros renderizados pela GPU, “aumentando” a taxa de quadros dos jogos.

Na época, a empresa utilizava estruturas dedicadas dentro das placas de vídeo, os chamados “optical flow accelerators” (ou aceleradores de fluxo óptico, em tradução livre), responsáveis ​​por calcular os movimentos dos objetos 3D dos jogos, para habilitar o recurso.

No entanto, mesmo também possuindo essas estruturas, já que RTX 2000 e RTX 3000 não receberam a novidade. A gigante justificou que a empregada nas RTX 4000 era mais sofisticada e robusta e, portanto, as GPUs antigas não conseguiriam oferecer a mesma versão experiência e fluidez.

Com a chegada das novas RTX 5000 neste mês, a marca revelou então um novo modelo de IA para a geração de quadros e dinâmica a geração de quadros múltiplos, capaz de gerar até três quadros extras, em vez de apenas um. Houve mais uma mudança que pode ter passado despercebida por alguns: a remoção dos aceleradores ópticos de fluxo nas placas estreantes.

Segundo a NVIDIA, um algoritmo poderoso foi desenvolvido para realizar a mesma tarefa rodando apenas nos Tensor Cores, os núcleos de IA da empresa, eliminando assim a necessidade de hardware dedicado. Essa mudança levantada então a questão — planejamos ver a geração de quadros estrear em GPUs de gerações anteriores?

A porta parece estar aberta, considerando entrevista recente de Bryan Catanzaro, responsável pelos esforços de IA da NVIDIA, ao Fundição Digital. Questionado exatamente se havia a possibilidade de vermos a geração de quadros ser trazida a GPUs mais antigas, incluindo as RTX 3000, o executivo ofereceu uma resposta vaga que pode ao menos indicar que os estudos estão sendo feitos.

Eu acho que isso é principalmente uma questão de otimização e também engenharia e então a experiência final do usuário. Estamos lançando essa geração de quadros, a melhor tecnologia de geração de quadros múltiplos, com a série 50, e veremos o que poderemos extrair do hardware antigo no futuro. — Bryan Catanzaro, vice-presidente de Pesquisa Aplicada de Aprendizado Profundo da NVIDIA

Apesar da resposta animada, é preciso ter em mente dois pontos: a geração de quadros múltiplos ainda deve ser exclusiva das RTX 5000, em virtude de um novo acelerador de hardware, o “flip metering” (“medidor de flip”), que auxilia no ritmo em que os quadros são dispostos na tela.

Fora isso, a resposta de Catanzaro não é uma garantia — o próprio vice-presidente já havia indicado no passado que os estudos para trazer a geração simples de quadros aos modelos mais antigos estavam sendo feitos, e desde então não houve respostas mais claras sobre isso .

Ainda assim, o comentário reforça as esperanças não apenas por indicar avanços nos estudos, como também uma abertura da companhia em disponibilizar a tecnologia para os usuários, postura que é complementada pela vinda do”https://www.tudocelular.com/tech/noticias/n230571/geracao-de-quadros-atualizada-rtx-40-ia-nvidia.html”>novo modelo de IA às RTX 4000, 3000 e 2000.

Enquanto esperamos por novidades, ao menos os donos de modelos mais antigos da família GeForce podem aproveitar”https://www.tudocelular.com/software/noticias/n219171/amd-anuncia-fsr-31-dlss-xess-e-40-jogos-2024.html”>a geração de quadros do FSR 3 da AMD, que é mais simples, mas oferece bons resultados.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS