Em entrevista ao canal Fundição Digitalo vice-presidente de Pesquisa Aplicada de Aprendizado Profundo da NVIDIA, Bryan Catanzaro, deixou aberta a possibilidade de vermos a tecnologia de geração de quadros do DLSS ser trazida”https://www.tudocelular.com/tech/noticias/n162559/nvidia-anuncia-novas-gpus-da-serie-rtx-30.html”>à linha GeForce RTX 3000 sem futuro. Essa brecha nasceu graças aos avanços no recurso”https://www.tudocelular.com/eventos/noticias/n230261/ces-2025-nvidia-geforce-rtx-50-lancamento-preco.html”>oferecidos pela família RTX 5000que dependerá apenas dos Tensor Cores para funcionar.
Tecnologia18 de janeiro
Rumores17 de janeiro
Quando”https://www.tudocelular.com/eventos/noticias/n195858/nvidia-apresenta-geforce-rtx-4090-e-rtx-4080.html”>anunciou a família GeForce RTX 4000 em setembro de 2022, a NVIDIA trouxe como uma das principais novidades a tecnologia de geração de quadros, pela qual as placas usavam Inteligência Artificial para interpolar os quadros renderizados pela GPU, “aumentando” a taxa de quadros dos jogos.
Na época, a empresa utilizava estruturas dedicadas dentro das placas de vídeo, os chamados “optical flow accelerators” (ou aceleradores de fluxo óptico, em tradução livre), responsáveis por calcular os movimentos dos objetos 3D dos jogos, para habilitar o recurso.
No entanto, mesmo também possuindo essas estruturas, já que RTX 2000 e RTX 3000 não receberam a novidade. A gigante justificou que a empregada nas RTX 4000 era mais sofisticada e robusta e, portanto, as GPUs antigas não conseguiriam oferecer a mesma versão experiência e fluidez.
Com a chegada das novas RTX 5000 neste mês, a marca revelou então um novo modelo de IA para a geração de quadros e dinâmica a geração de quadros múltiplos, capaz de gerar até três quadros extras, em vez de apenas um. Houve mais uma mudança que pode ter passado despercebida por alguns: a remoção dos aceleradores ópticos de fluxo nas placas estreantes.
Segundo a NVIDIA, um algoritmo poderoso foi desenvolvido para realizar a mesma tarefa rodando apenas nos Tensor Cores, os núcleos de IA da empresa, eliminando assim a necessidade de hardware dedicado. Essa mudança levantada então a questão — planejamos ver a geração de quadros estrear em GPUs de gerações anteriores?
A porta parece estar aberta, considerando entrevista recente de Bryan Catanzaro, responsável pelos esforços de IA da NVIDIA, ao Fundição Digital. Questionado exatamente se havia a possibilidade de vermos a geração de quadros ser trazida a GPUs mais antigas, incluindo as RTX 3000, o executivo ofereceu uma resposta vaga que pode ao menos indicar que os estudos estão sendo feitos.
Eu acho que isso é principalmente uma questão de otimização e também engenharia e então a experiência final do usuário. Estamos lançando essa geração de quadros, a melhor tecnologia de geração de quadros múltiplos, com a série 50, e veremos o que poderemos extrair do hardware antigo no futuro. — Bryan Catanzaro, vice-presidente de Pesquisa Aplicada de Aprendizado Profundo da NVIDIA
Apesar da resposta animada, é preciso ter em mente dois pontos: a geração de quadros múltiplos ainda deve ser exclusiva das RTX 5000, em virtude de um novo acelerador de hardware, o “flip metering” (“medidor de flip”), que auxilia no ritmo em que os quadros são dispostos na tela.
Fora isso, a resposta de Catanzaro não é uma garantia — o próprio vice-presidente já havia indicado no passado que os estudos para trazer a geração simples de quadros aos modelos mais antigos estavam sendo feitos, e desde então não houve respostas mais claras sobre isso .
Ainda assim, o comentário reforça as esperanças não apenas por indicar avanços nos estudos, como também uma abertura da companhia em disponibilizar a tecnologia para os usuários, postura que é complementada pela vinda do”https://www.tudocelular.com/tech/noticias/n230571/geracao-de-quadros-atualizada-rtx-40-ia-nvidia.html”>novo modelo de IA às RTX 4000, 3000 e 2000.
Enquanto esperamos por novidades, ao menos os donos de modelos mais antigos da família GeForce podem aproveitar”https://www.tudocelular.com/software/noticias/n219171/amd-anuncia-fsr-31-dlss-xess-e-40-jogos-2024.html”>a geração de quadros do FSR 3 da AMD, que é mais simples, mas oferece bons resultados.