Um asteroide com um ainda menor orbitando ao seu redor foi registrado pela espaçonave Lucy, da NASA. Para quem não sabe, o equipamento foi lançado em 2021 com objetivo de explorar os asteroides troianos perto de Júpiter e acabou fazendo essa descoberta durante um teste para a equipe aprimorar suas habilidades.
Mesmo que não seja raro, já que 15% dos asteroides próximos à Terra estão nesta mesma situação, não deixa de ser algo interessante. Basicamente, é como se fosse uma Lua com uma pequena Lua ainda menor orbitando ela. Chamado de Dinkinesh, ele possui várias crateras em sua estrutura, provavelmente resultantes de impactos com outros asteroides.
Algumas imagens sobre o fato foram reveladas pela NASA, mas ainda há mais dados a serem enviados à Terra. Por enquanto, somente um terço das informações importantes foram enviadas, mas já se pode notar alguns detalhes interessantes com o que podemos ver até então, como uma crista equatorial no corpo principal de “Dinky“.
Uma crista secundária que sai a partir da principal também é notável por meio das imagens divulgadas. Em termos técnicos, trata-se de um par binário de asteroides. A ideia do teste que gerou a descoberta era saber se a sonda de Lucy teria capacidade de se prender a uma rocha espacial em situações de alta velocidade.
Como disse Hal Levinson, cientista planetário do Southwest Research Institute e investigador principal da missão, o teste foi “incrivelmente bem-sucedido“. A NASA ainda espera imagens coloridas e mais alguns dados sobre o par de asteroides descoberto.
Lucy, por sua vez, seguirá em sua missão principal de pesquisar os asteroides perto de Júpiter e a expectativa é que ela faça contato com um em 2025. Por fim, confira as diferenças no nível global do mar mostradas por um satélite da NASA e os detalhes revelados recentemente sobre a estrela SN 1006.