NASA lana sonda Psyche para estudar asteroide a 3,5 bilhes de quilmetros
13 de outubro de 2023 0
A NASA lançou, na manhã desta sexta-feira, a sonda Psyche, batizada assim, pois vai estudar um asteroide de mesmo nome que pode ser peça chave para o entendimento sobre a formação de planetas. Originalmente planejado para quinta-feira, o lançamento foi adiado devido às condições meteorológicas desfavoráveis. A espaçonave partiu do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, com um foguete SpaceX Falcon Heavy.
Esse é apenas o começo de uma missão que deve iniciar a valer só daqui a 6 anos, após a sonda viajar 3,5 bilhões de quilômetros e ser capaz de explorar o asteroide situado no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. Acredita-se que esse asteroide possa ser um remanescente do núcleo de um planetesimal, possivelmente fornecendo informações preciosas sobre a formação planetar.
A NASA estima que o asteroide seja rico em metal, semelhante ao núcleo da Terra e de outros planetas rochosos do sistema solar. Esta missão é conduzida pela investigadora principal, Lindy Elkins-Tanton, que está ansiosa por descobertas inovadoras.
A sonda Psyche tem previsão de chegar ao destino só em agosto de 2029. Após alcançar a força gravitacional do asteroide, a sonda orbitará o corpo por aproximadamente 26 meses, coletando dados, tirando fotografias e determinando a composição do Psyche, que tem cerca de 280 quilômetros de largura.
A sonda também abriga uma demonstração de tecnologia chamada Deep Space Optical Communications (DSOC), que representa o primeiro teste de comunicações por laser fora da Lua.
A plataforma da sonda —com 24,8 metros de extensão e painéis solares— fará uma parada em Marte em maio de 2026 para aproveitar a força gravitacional do planeta vermelho antes de continuar sua jornada em direção ao asteroide.