O anúncio do Apple Vision Pro fez com que diversos concorrentes da gigante de Cupertino iniciassem o desenvolvimento de seus próprios headsets de RA com foco no público premium, incluindo a Meta. Há rumores de que a dona do Facebook fez uma parceria com a LG para lançar um dispositivo de realidade mista high-end em 2025, com um suposto preço inferior aos US$ 3.499 cobrados pela Apple.
Os headsets de realidade aumentada premium da Meta estão sendo desenvolvidos sob o codinome ‘Pro’, com o nome oficial do dispositivo sendo supostamente definido como Quest 4 Pro, de acordo com o veículo coreano Maekyung.
A parceria entre a Meta e a LG provavelmente se formou após a revelação do Apple Vision Pro, com até mesmo a Samsung supostamente descartando seu protótipo anterior para trabalhar em algo que é mais parecido com a oferta da Apple em termos de design e conjunto de recursos.
Entretanto, antes que o lançamento do Quest 4 Pro aconteça em alguns anos, a Meta pretende lançar um modelo mais acessível. O informe do Maekyung revela que um modelo de baixo custo por menos de US$ 200 será lançado em 2024, seguido pelo Quest 4 Pro em 2025 por um preço de varejo não revelado. Apesar disso, a NH Investment and Securities publicou uma perspectiva sobre os concorrentes do Apple Vision Pro, falando sobre a Samsung e a possibilidade da Meta e a LG lançarem um headset de RA premium por cerca de US$ 2.000.
A Samsung Electronics provavelmente posicionará seu produto entre o Vision Pro da Apple e o Meta Quest. Espera-se que o hardware seja premium como o da Apple, mas o preço será menor do que o da Apple para torná-lo mais acessível ao público em geral. Existe a possibilidade de que ele seja acessível.
Quanto ao papel da LG nessa história, a empresa coreana solicitou uma patente relacionada a um headset de realidade mista em 2019 e tem se concentrado na pesquisa e desenvolvimento desse dispositivo desde então. Não está claro se a patente está de alguma forma relacionada ao headset de RA premium inédito da Meta, mas ainda temos alguns anos para descobrir qual será o fruto dessa parceria.
Você acha que o mercado de Realidade Aumentada veio para ficar?