Item interessante para quem deseja montar um setup de casa inteligente, os assistentes pessoais ajudam a organizar e facilitar a operação de lâmpadas, fitas LED, tomadas e mais, além de oferecer funcionalidades extras para quem investe em uma caixa de som que conte com ela embarcada.
Sabendo disso, compilamos aqui nesse guia quais são as principais opções disponíveis no mercado brasileiro para ajudar você a escolher qual a melhor opção para a sua casa, escritório ou trabalho.
Atualmente, o mercado nacional está dominado em especial pelas soluções do Google e da Amazon (com a Alexa), organizado da seguinte forma:
- Google Nest Mini — Modelo de entrada com corpo compacto e Assistente do Google integrada
- Google Nest Audio — Google Assistente com melhorias em consumo de áudio
- Amazon Echo Dot (5ª geração) — Bom custo-benefício para setups baseados na Alexa
- Amazon Echo Show — Tela integrada para melhor interação
- Amazon Studio — Som avançado, design discreto e Alexa integrada
- Amazon Echo Pop — Opção interessante para ambientes pequenos
Google Nest Mini
Considerado o modelo de entrada do gigante das buscas, o Google Nest Mini tem corpo compacto e foca em atender aqueles que já estão acostumados com a Assistente do Google em smartphones e tablets com Android.
Compatível com Android e iOS através do app Google Home, o Nest Mini traz som em 360° com driver de 40 mm que não faz feio, três microfones de campo distante e controle por toque capacitivo.
Amazon Echo Dot (5 gerao)
Quinta geração da até então opção de entrada da Amazon, a Echo Dot foi promovida a um segmento intermediário sem grandes mudanças e já está disponível no mercado brasileiro. Com design que segue o já conhecido da geração anterior, ela conta com acabamento em formato de esfera e um led em sua base para indicação de operação (se está online, mudo, etc.).
No caso da Echo Dot de 5ª geração, temos a oferta de duas opções que diferenciam basicamente por oferecer um relógio digital na versão mais cara, mantendo as demais características básicas.
Versão padrão
Versão com relógio
Google Nest Audio
Mais recente adição ao catálogo nacional do Google, a Nest Audio traz proposta visual próxima do que vimos na Nest Mini, porém, apostando na disposição vertical e trocando o formato redondo por um retangular com cantos arredondados.
O principal diferencial quando comparado com a irmã mais simples é a oferta de melhorias para reprodução de músicas, sendo nesse caso integrados um woofer de 75 mm e tweeter de 19 mm, além de ser possível combinar duas Nest Audio para criar maior imersão.
Amazon Echo Show
Querendo uma assistente com tela para elevar a experiência de uso? Então a sua escolha possivelmente será da linha Echo Show, que possui ao todo 4 tamanhos diferentes (5, 8, 10 e 15), com identidades diferentes e propostas que atendem aos mais variados perfis.
Começando pelas mais compactas, a Echo Show 5 e 8 contam com um formato mais triangular (se olhada de perfil) e exposição sem suporte, ocupando pouco espaço. Já a Echo Show 10 se diferencia pelo sistema de acompanhamento do usuário e tela maior (praticamente um tablet) e Echo Show 15, com 15″ entrega visual equivalente a um quadro ou TV, facilitando a exibição de mais conteúdo e até o consumo de streaming.
Em todos os casos, as caixas da linha Echo Show oferecem câmera integrada (o que permite utilizar para chamadas de vídeo entre dispositivos da linha Echo) e painel touch para interação prática e pouco dependente do smartphone ou tablet.
Echo Show 5 (3ª geração)
Echo Show 8
Echo Show 10
Echo Show 15
Amazon Echo Studio
Foco em som de alta fidelidade? Então talvez seja uma boa olhar pra Amazon Echo Studio que traz um corpo cilíndrico responsável por abrigar três alto-falantes mid-range de 2″, tweeter de 1″ e woofer de 5,25″, mostrando assim seu foco para o consumo de áudio (incluindo streaming).
Segundo a Amazon, a Echo Studio conta com compatibilidade a áudio de alta definição sem perdas e Dolby Atmos, além de permitir reprodução de áudio espacial.
Amazon Echo Pop
Ainda falando da linha de produtos da Amazon, temos a recém-anunciada Echo Pop que chega com visual compacto e promete som de qualidade em especial para ambientes pequenos, o que pode ser uma boa oportunidade para aqueles que consomem streaming de áudio como Amazon Music, Apple Music, Spotify, Deezer e outras.
Para facilitar a interação com o dispositivo através dos comandos de voz, a Echo Pop traz uma barra de luz em seu topo que fica azul, sinalizando que está ouvindo o que você está falando.