O programa Lossless Scaling Frame Generation recebeu nova atualização com uma boa novidade. Para quem não sabe, o software funciona de modo semelhante ao DLSS da NVIDIA e FSR da AMD, prometendo aumentar o desempenho e, com o update, chegando ao ponto de triplicar os quadros gerados nos jogos.
Essa novidade está presente na versão 2.1, que chega 1 mês após o lançamento da versão 2.0 da aplicação. Com a mais recente, os usuários conseguem gerar 2 quadros intermediários, fazendo com que a taxa de quadros seja triplicada com o modo de geração de frames X3. Isso faz com que a carga de GPU aumente em 1,7x na comparação com o modo X2.
Apesar disso, o update faz com que o desempenho do programa consiga ser 20% mais rápido em comparação com a versão anterior. De acordo com o desenvolvedor, o modo X3 não vem com latência adicional em comparação com o X2, já que isso é afetado pela taxa base e quando a placa é totalmente usada.
Outro detalhe importante é a recomendação de definir a taxa de quadros do jogo para um terço da que o monitor suporta no modo X3. Ainda seguindo as indicações, o valor para o modo X2 em resolução 1080p é de 30 FPS, enquanto a resolução 1440p tem 40 FPS como taxa recomendada.
Em versões anteriores, o software renderizava todos os quadros necessários e descartava alguns deles quando eram exibidos, o que deve mudar com a nova atualização. Agora, o programa deixa de renderizar os frames extras e mantém a taxa correta. Como resultado, o modo de funcionar segue parecido, mas está mais eficiente.
Veja também: o lançamento do Microsoft DirectSR para facilitar upscaling de jogos com recursos da NVIDIA, AMD e Intel.