A faixa do 5G deve ser liberada em 3.623 cidades até junho de 2024 no Brasil. Essa é a previsão feita pelo Grupo de Acompanhamento de Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz, o Gaispi.
Neste momento, o espectro da conexão já pode ser disponibilizado pelas operadoras em 2.024 municípios brasileiros. O cenário previsto pelo grupo consta no Relatório de Atividades que fecha a gestão do conselheiro Moisés Moreira, assinado no último dia 13.
Com isso, o documento exibe o ajuste feito na quarta fase de liberação das faixas. Nesse sentido, foram incluídas mais 636 cidades, além das 1.377 que estavam previstas inicialmente. Portanto, o número total é o que está previsto para as localidades até o fim do primeiro semestre de 2024.
Vale lembrar que a liberação da faixa do 5G deve chegar a 432 municípios, conforme noticiado recentemente. No caso, o espectro de 3,5 GHz poderá ser explorado pelas operadoras. Do número total, 160 dos locais pertencem ao Paraná, o estado com mais cidades liberadas.
Outro detalhe importante é que a liberação da faixa não quer dizer que o 5G funcionará de forma imediata. Afinal, é preciso que as operadoras atuantes façam a solicitação para disponibilizar seus serviços na área.
Enquanto isso, a desocupação de 1.482 estações satelitais profissionais cadastradas na Anatel foi realizada com antecedência, conforme a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz – Siga Antenado. Do mesmo modo, 16.782 instalações de filtros de frequência para proteção contra interferências na faixa de 3,5 GHz foram realizadas, o que equivale a 87% do total.
Veja também o levantamento feito recentemente pela Anatel que mostrou o crescimento do 5G no Brasil.