LEGO criou tijolinhos de montar feitos com partículas de meteoritos

Uma parceria da LEGO com a agência espacial europeia (ESA) viu a empresa dinamarquesa criar tijolinhos de montar feitos a partir de partículas de meteoritos. A ideia é avaliar o quão bom o material pode ser usado na construção de habitações e estruturas em outros planetas.

Calma, não precisa se preocupar com o seu filho engolindo um brinquedinho feito do chão da Lua: os tijolinhos “espaciais” não serão vendidos ao público. No entanto, eles serão expostos em exibições montadas em algumas lojas específicas da LEGO nos EUA.

Veja também


Google comea a comercializar Dinossauro do Chrome feito de bloquinhos, mas no  um LEGO


Curiosidade
22 Jun


Fortnite recebe novo mundo LEGO, festival com Guitar Hero, The Weeknd e modo Rocket Racing


Android
07 Dez

A premissa é bastante válida: à medida em que a exploração espacial vem ganhando mais e mais terrenos tanto no âmbito governamental como com a iniciativa privada, inovações tecnológicas que facilitem isso devem ser disponibilizadas o quanto antes.

Junte isso à dificuldade que deve ser o transporte de materiais de construção já conhecidos para outras áreas do espaço, a possibilidade de esses materiais não resistirem aos diferentes perfis de radiação de outros objetos, e obviamente nós temos que criar algo diferente.

A ideia de usar a maior empresa de brinquedos de montar do mundo para essa finalidade é bem interessante, olhando por essa percepção: o uso de materiais mais modulares e de fácil configuração é uma solução que agências como a NASA e a própria ESA vêm considerando. E sabe o que é “modular” e “de fácil configuração”?

Legos.

Se o projeto se mostrar viável aqui na Terra, então pode haver verdade na premissa que partículas lunares ou de meteoritos (chamados “regolitos”, caso você queira saber) sirvam como material de fundação de materiais de construção – isso eliminaria a necessidade de transportar materiais do tipo, economizando recursos e custos, por exemplo.

O problema: não tem tanto regolito assim na Terra para podermos experimentar de forma mais “acadêmica”, então uma solução mais criativa se fez necessária: a ESA basicamente raspou um meteorito muito antigo para criar suas partículas e, de posse da módica quantidade, pediu à LEGO que criasse os tais tijolinhos com o material.

Segundo a agência e a empresa, o produto se encaixa e se trava tão bem quanto qualquer tijolinho de plástico que você vê nesses kits mais bonitões. A única diferença é a falta de variedade de cores, já que o tijolo de regolito vem exclusivamente em tom cinza.

“Ninguém nunca construiu uma estrutura na Lua, então foi ótimo termos a flexibilidade de experimentar todo tipo de design e técnicas de construção com nossos tijolinhos espaciais. Foi ao mesmo tempo divertida e útil a experiência de compreender os limites dessas técnicas”, disse Aidan Crowley, um dos oficiais da ESA responsáveis pelo projeto.

A lista completa de lojas com a exposição dos tijolinhos está no site da LEGO.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS