Parece que o Google conseguiu dar a volta por cima no caso do processo levantado pela Epic Games e agora a gigante da tecnologia conseguirá manter sua loja de aplicativos fechada para seus concorrentes, mas apenas por enquanto. Até recentemente, o Google precisava realizar algumas mudanças em sua loja após perder uma disputa judicial.
Condenada como monopólio, a empresa realizar algumas mudanças significativas para permitir que concorrentes pudessem atuar normalmente em sua loja de aplicativos. O juiz James Donato, responsável pelo caso, decidiu pausar o prazo de 1° de novembro para as mudanças na loja.
Na esmagadora maioria de suas decisões, o juiz concedeu uma suspensa administrativa temporária, mas uma delas ficou sem isso. Agora, com essas mudanças em cima da hora, o Google pode ficar por longos anos sem precisar liberar sua loja de aplicativos.
Contudo, a única parte da decisão que não recebeu suspensão administrativa temporária pode ajudar os rivais da empresa a encontrarem formas de mudar esse possível cenário prolongado em que as mudanças não precisam acontecer.
Do dia 1º de novembro de 2024 e continuando até 1º de novembro de 2027, o Google não pode fazer acordos com operadoras ou fabricantes de smartphones com o intuito de proibir que pré-instalação de lojas de aplicativos de rivais usando dinheiro, participação em receita ou qualquer outro tipo de vantagem que possa persuadi-los.
Ou seja, a nova decisão do Tribunal Distrital fará com que o Google e a Epic se enfrentem por muito mais tempo nos tribunais. Em nota ao The Verge, o Google comentou a decisão e como a empresa está satisfeita:
Estamos satisfeitos com a decisão do Tribunal Distrital de pausar temporariamente a implementação de remédios perigosos exigidos pela Epic, já que o Tribunal de Apelação considera nossa solicitação para pausar ainda mais os remédios enquanto apelamos. Esses remédios ameaçam a capacidade do Google Play de fornecer uma experiência segura e protegida, e esperamos continuar a defender nosso caso para proteger 100 milhões de usuários do Android nos EUA, mais de 500.000 desenvolvedores nos EUA e milhares de parceiros que se beneficiaram de nossas plataformas.
Sem deixar barato, a Epic Games também comentou sobre a decisão e deixou claro sua insatisfação em relação ao método usado pelo Google. Confira:
Hoje, o Tribunal deixou claro que o recurso do Google não tem mérito e rejeitou seu pedido para atrasar a abertura de dispositivos Android para a concorrência enquanto o recurso estiver em andamento. O Google continua a usar alarmismo e ameaças de segurança infundadas para proteger seu controle sobre dispositivos Android e continuar a extrair taxas exorbitantes. A pausa na liminar é meramente uma etapa processual para dar tempo ao
E aí, o que acha dessa disputa? Vai demorar muito ainda para encontrarem uma solução para todos os problemas presentes? Aproveite e confira mais sobre a batalha entre a Epic Games e o Google.
Veja tambm