A tecnologia está cada vez mais presente no futebol e em outros esportes. Agora, diversos clubes de futebol estão usando softwares baseados em inteligência artificial para encontrar e contratar bons jogadores que podem atender as necessidades dos times.
O programa AIscout é um dos mais usados pelo setor. O software permite que os jogadores participem de testes virtuais para clubes profissionais, enviando vídeos da execução de uma série de 75 exercícios, elaborados para testar diversas habilidades.
Os vídeos enviados são avaliados por uma inteligência artificial, que também disponibiliza os resultados para vários clubes que possuem parceria com a plataforma. Com isso, o trabalho dos olheiros é facilitado, fazendo uma busca eficaz com uma variedade de filtros de IA.
Entre os parceiros do AIscout, estão o Chelsea e o Burnley, clubes da Premier League Inglesa (EPL). Os times também podem criar testes específicos no aplicativo, de modo que atendam as suas próprias necessidades, sejam de um jogador mais veloz ou mais finalizador.
Os jogadores das categorias de base dos clubes também podem fazer os mesmos exercícios e serem avaliados. “Estamos disponibilizando esses dados para aproveitar melhor o tempo dos olheiros”, disse Richard Felton-Thomas, diretor de operações da desenvolvedora do app.
O jogador Ben Greenwood nunca tinha feito um teste em um clube profissional e baixou o app em 2019. Após enviar seus vídeos, o jovem de 17 anos foi chamado pelo Chelsea para uma avaliação e foi contratado pelo Bournemouth em 2021, que também joga a EPL.
E você, o que acha sobre o uso de IA na seleção de jogadores de futebol? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Veja tambm