A Intel listou as NPUs de nova geração em seus drivers mais recentes. Nesse sentido, o NPU5 é referente aos modelos de processadores da geração Panther Lake, enquanto o NPU6 trata do uso de inteligência artificial para os componentes Nova Lake. Como é de se esperar, esses elementos servem para implementar a IA em computadores locais.
Os próximos passos da marca azul incluem melhorias e antecipação da sexta geração de NPU’s para os modelos de chips da série Nova Lake. Inclusive, um usuário revelou as IDs dos drivers de NPU após eles surgirem nos repositórios do Linux no GitHub. A ideia é que a performance de IA supere os 48 TOPs das NPU4.
Vale destacar que os processadores não chegaram a ser referenciados, mas a ideia é que os novos NPU6 sejam os sucessores dos NPU5 dos chips Panther Lake. Recentemente, o CEO da Intel, os chips da família Panther Lake prometem um desempenho 2x superior em comparação com os modelos da linha Lunar Lake.
Seja como for, a tendência é que o poder computacional ligado à IA continue aumento, apesar de uma incerteza em relação ao desempenho de 100 TOPs nesse quesito. A Intel, no caso, parece estar em busca de se movimentar para habilitar suas NPUs e, assim, o segmento de “AI PC” pode obter melhorias.
Recentemente, noticiamos que a linha Nova Lake deve ser lançada pela companhia para substituir os modelos Core Ultra 200. Além disso, a GPU integrada Core 3 N350 teve detalhes vazados em benchmark.
— Vengineerの妄想 (@Vengineer) October 12, 2024