Em comunicado divulgado nesta terça-feira, a Positivo e a Inifnix lançaram no Brasil o novo Infinix Note 30 5G.
O smartphone segue o padrão esperado para celulares da marca: tem design atraente, construção ok e também se destaca pela presença de boas especificações.
Alguns exemplos relevantes incluem a câmera principal de 108 MP e também o chipset intermediário MediaTek Dimensity 6080 com até 16 GB de RAM.
Mas será que esse smartphone conseguirá conquistar o coração do brasileiro médio ou ele tem uma dura missão pela frente para enfrentar opções de Samsung e Motorola?
Bem, é isso o que vamos tentar descobrir neste rápido hands-on de lançamento.
Design e acessrios
O Infinix Note 30 5G foi lançado com laterais achatadas e conta com um grande módulo de câmeras na traseira.
Um detalhe relevante é que esse módulo tem quatro círculos e ele é levemente saltado. O primeiro círculo abriga apenas a câmera principal, enquanto que o segundo traz duas lentes.
Segundo a Infinix, a construção do Note 30 5G é feita em plástico industrial, sendo que ele é fabricado aqui no Brasil. Além disso, o aparelho traz um acabamento fosco que evita que você tenha milhares de marcas de dedo.
Em linhas gerais, o Infinix Note 30 5G é um smartphone largo e pessoas com mãos menores podem ter alguma dificuldade em segurá-lo. Mesmo assim, tudo é questão de costume.
Quanto a parte frontal, temos aqui uma tela com poucas bordas laterais, uma borda inferior um pouco mais espessa e um pequeno furo para acomodar a câmera frontal.
Ou seja, algo que já se tornou padrão nessa categoria de smartphones. Por fim, e não menos importante, o Infinix Note 30 5G chega ao mercado brasileiro com carregador na caixa.
Tela e hardware
O Infinix Note 30 5G tem painel IPS LCD de 6,78 polegadas com resolução FHD+ e taxa de atualização de 120 Hz. Já no campo do desempenho, esse celular tem chipset MediaTek Dimensity 6080 de construção em 6 nanômetros.
Aqui no Brasil ele será vendido com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno. A memória é a UFS 2.2. A Infinix também garante que você pode alcançar os 16 GB de RAM ao usar a opção virtual.
Na prática, esse conjunto promete entregar bom desempenho em tarefas diárias e também em jogos médios, sendo que o chipset ainda garante que o usuário terá conexão 5G nativa.
O Inifnix Note 30 5G traz som estéreo com alto-falantes certificados pela JBL. Isso garante uma boa experiência de consumo de mídia, uma vez que o som é alto e encorpado com graves interessantes.
No campo de conectividade, o Infinix Note 30 5G sai da caixa com bandeja dual-SIM e suporte para cartão MicroSD, Wi-Fi em banda dupla, Bluetooth, NFC para pagamentos por aproximação, USB-C e porta P2 para fones de ouvido com fio.
Já o leitor de digitais fica localizado na lateral.
Outro destaque importante do Note 30 5G é a presença de bateria de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 45W. Esse conjunto deve garantir um dia inteiro longe da tomada, sendo que a fabricante diz que ele atinge 75% em apenas 30 minutos de carga.
Especificações técnicas
- Tela IPS LCD de 6,78 polegadas com resolução FHD+
- Display com furo e taxa de atualização de 120 Hz
- Plataforma MediaTek Dimensity 6080
- 8GB de RAM
- 256GB de armazenamento interno
- Três câmeras traseiras:
- Lente principal de 108MP
- Lente de profundidade de 2MP
- Câmera IA
- Câmera frontal de 16MP
- Conexão 5G, leitor de digitais, Wi-Fi dual-band, P2, USB-C e NFC
- Bateria de 5.000mAh com carregamento rápido de 45W
- Sistema operacional: Android 13.
Software
O Infinix Note 30 5G tem como sistema operacional o Android 13 e ele roda sob a interface proprietária da marca.
Em linhas gerais, o software tem a sua própria identidade e traz alguns recursos extras que podem agradar a quem gosta de um pouco de personalização.
A empresa também disponibiliza alguns recursos para jogadores, mas isso é algo que vamos explorar na nossa análise completa.
Cmeras
Começando pela câmera principal, temos sensor de 108 MP. É claro que isso está bem destacado na traseira e a marca promete ótimos resultados em diversos cenários.
Um outro recurso que a Infinix fez questão de falar sobre é o Super Night mode, que é uma versão aprimorada para que você consiga alcançar as melhores imagens em cenários de pouca luz.
Já a lente secundária tem 2 MP e é voltada para efeito de profundidade, enquanto que a terceira lente é dedicada a Inteligência Artificial.
Ou seja, ela está ali para identificar cenários e trabalhar no melhoramento dos resultados obtidos com a câmera principal.
Por fim, para selfies, temos lente frontal de 16 MP que promete boas imagens. Amostras de fotos, vídeos e mais detalhes sobre essas câmeras nós teremos na nossa análise completa.
Primeiras impresses e preo
O Infinix Note 30 5G foi anunciado no mercado nacional por R$ 1.999 na versão com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno.
Ele será vendido em variante única, mas você pode escolher entre as cores preto e azul, sendo que a opção Sunset Gold, que mais parece um laranja, ainda está em estudo para disponibilidade no Brasil.
Em linhas gerais, o Infinix Note 30 5G é sim um bom smartphone e ele chega ao mercado nacional para se tornar uma opção viável quando comparado com concorrentes diretos da Samsung e Motorola.
O Infinix Note 30 5G tem bom design, o chipset promete entregar uma experiência decente e, como ele começa com 256 GB e 8 GB de RAM, isso certamente será uma boa pedida para quem gosta de armazenar muitos arquivos.
Talvez o maior problema dele seja o software, uma vez que ele exigirá uma certa curva de aprendizado do usuário. Isso sem falar que ele não tem aquela política que a Samsung entrega no Galaxy A54, por exemplo.
Ainda assim, quando levamos em consideração que o Note 30 5G tem que enfrentar alguns celulares importados que não tem a garantia nacional que ele oferece, isso acaba se tornando um ponto mais do que positivo para o aparelho da Infinix.
Agora, resta saber se o consumidor brasileiro vai querer dar uma chance para a Infinix. Ou seja, deixar de importar aparelhos de certas marcas para apostar em um nacional que tem boas especificações a garantia local. Mas, isso é algo que só o tempo dirá.