O chipset Huawei Kirin 9006C foi lançado em conjunto com a linha de notebooks Qingyun L540 e o SoC chamou a atenção do mundo por ser produzido dentro do processo de 5 nanômetros.
Contudo, em desmontagem dos notebooks publicada nesta semana, o pessoal do TechInsights investigou o chip e descobriu que ele não é produzido pela SMIC e sim pela taiwanesa TSMC.
Isso indica que, apesar de todas as notícias divulgadas recentemente, a Huawei e a SMIC ainda não tem capacidade para produzir chips em 5 nm.
Segundo analistas de mercado, muito provavelmente a Huawei está usando seu estoque de chips comprados da TSMC em 2020, uma vez que as sanções americanas só cortaram os laços entre as empresas na metade daquele ano.
Isso também pode estar sendo usado como estratégia para “ganhar tempo”, já que a SMIC tem buscado ganhar escala.
Atualmente, a SMIC domina apenas a produção de chips em 7 nanômetros, mas ainda com produção limitada.
Entretanto, com novas sanções impedindo a empresa de adquirir máquinas EUV de última geração da ASML, a tarefa da SMIC se torna ainda mais complexa, uma vez que ela é obrigada a produzir usando equipamentos antigos.
Por enquanto, Huawei e SMIC não comentaram o assunto. Ainda assim, essa é uma notícia que certamente será comemorada pelo governo dos Estados Unidos, uma vez que o país estava preocupado com a produção 100% chinesa de chips de 5 nm.
Veja mais