O jogo GTA V pode receber um port para mais plataformas em um futuro próximo. A parte mais curiosa é que isso não deve ser feito de forma oficial, mas sim, por um grupo de hackers que quer levar o jogo para Linux, Android e até mesmo Nintendo Switch. Entretanto, é preciso enfatizar que o processo ainda se encontra em fase inicial.
Conforme noticiado pelo portal GizChina, as pessoas estão desenvolvendo essas versões com base no código do game. Para quem não sabe, ele vazou em dezembro do ano passado e chegou até mesmo a dar informações sobre possíveis expansões do título, além de citar detalhes importantes sobre Bully 2.
A ideia dos desenvolvedores, então, é desenvolver um port do jogo que seja executado nas plataformas mencionadas mais acima. Na fase atual, o título da Rockstar chega a abrir e carregar, mas ainda é preciso fazer muito trabalho no processo de desenvolvimento para chegar ao ponto de jogar de fato o game.
Em geral, o código é composto por instruções que fazem o jogo funcionar e, com isso, desenvolvedores alternativos podem criar versões não-oficiais das produções para plataformas que ele sequer foi lançado em primeiro lugar. Mas, o problema é que isso também pode acarretar consequências sérias, por isso as companhias mantêm esses códigos de forma confidencial.
A group of modders are trying to port GTA 5 to the Nintendo Switch, Linux, and Android thanks to the source code leak from December pic.twitter.com/6Ij2c1ENcp
— GTA Focal (@GTAFocal) March 28, 2024
Dito isso, resta saber até que ponto vai o desenvolvimento desses ports e se a Rockstar vai tomar alguma providência ou não sobre esse movimento dos desenvolvedores alternativos. Por fim, confira os detalhes sobre a listagem de GTA 6 no site da desenvolvedora, o que aconteceu pela primeira vez no último dia 9.