Governo volta a taxar carros eltricos importados aps lanamento de novo programa
02 de janeiro de 2024 19
O governo federal retomou a cobrança de impostos de importação para veículos elétricos e híbridos. A ação foi anunciada pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin, sendo que a mudança começa a valer hoje (2).
Segundo Alckmin, essa retomada dos impostos vai ajudar a compensar o programa de “Mobilidade Verde e Inovação (Mover)”, que incentiva a produção de veículos elétricos em solo nacional.
Lançado no fim de 2023, o Mover prevê incentivos fiscais para que as empresas invistam na descarbonização. Os benefícios serão concedidos em quatro anos, totalizando mais de R$ 19 bilhões.
A previsão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) é de que essa tributação dos carros elétricos seja feita de forma gradual com 10% sendo cobrados neste mês de janeiro.
O imposto sobre a importação de carros elétricos no Brasil foi zerado em 2015 e a alíquota na época chegava a 35%, mas o governo agora considera mais importante incentivar a produção local desses veículos.
Confira a sequência de aumento de impostos para carros 100% elétricos:
- 10% em janeiro de 2024;
- 18% em julho de 2024;
- 25% em julho de 2025; e
- 35% em julho de 2026.
Esse aumento escalonado também dá tempo para que as montadoras possam ajustar suas fábricas locais.
A empresa pode continuar importando alguns modelos enquanto trabalha na adaptação ou construção de novas unidades.
No caso de veículos elétricos de carga, a retomada do imposto chegará aos 35% ainda neste ano, uma vez que já existe uma produção nacional suficiente.
Veja mais