O governo federal anunciou a criação de 2,4 mil vagas em concursos públicos federais totalizando 8 mil cargos disponibilizados pela gestão Lula desde o começo do ano. A informação vem da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que comunicou a autorização para novas provas nos próximos e convocação dos aprovados.
Em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (19), a ministra revelou que foram autorizadas 2.480 vagas para 22 órgãos federais, entre eles o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Banco Central do Brasil (Bacen) e órgãos reguladores como Anatel e Anac, por exemplo.
Cada órgão deve lançar seu editar específico para a realização das provas, portanto os candidatos interessados devem atentar-se nos sites de cada pasta para conferir detalhes sobre os concursos. Esses cargos federais são considerados como prioritários para a reposição de funcionários nas diversas esferas do governo preenchendo vagas ociosas.
“Estamos trocando cargos efetivos por cargos comissionados, assim como cargos de nível médio por nível superior. É uma redução de quantitativo, porém serão cargos mais qualificados”, disse a ministra aos jornalistas. Por ora, ainda não há detalhes de quando os editais serão lançados, mas é esperado que aconteça nos próximos meses.
Pretende se inscrever nesses concursos? Conta pra gente, comente!