
A nova versão da rede Encontre Meu Dispositivo está perto de ser lançada pelo Google para o sistema Android. Para quem não sabe, essa funcionalidade permite localizar os dispositivos que rodam o software mesmo que eles estejam desligados. A tendência é que a novidade chegue para o grande público nas próximas semanas.
Em geral, o recurso está disponível na versão 24.12.14 do Beta do Play Services e mesmo que não esteja disponível para uso, não deve demorar muito para poder ser utilizada pelos dispositivos compatíveis. A princípio, essa rede funcionará de forma integrada entre vários aparelhos com conexão Bluetooth.
Isso inclui fones de ouvido e tags, além dos próprios smartphones. Cada um desses produtos envia um sinal rápido para outro, o que resulta em uma forma de localizar um celular perdido. Do mesmo modo, essa função poderá ser usada para encontrar outros tipos de aparelhos com suporte à rede, como relógios e os fones.
Conforme revelado por capturas de tela, a página do recurso no Android se apresenta com um botão que permite habilitar ou desabilitar a funcionalidade. Além disso, também dá para o usuário escolher como vai usar a rede. Ele tem opção de utilizá-la somente em áreas de alto tráfego ou ligada em qualquer local.
A aparição do recurso na Beta do Play Services pode ser um sinal de que o lançamento está próximo. Especula-se então que ele seja apresentado oficialmente no dia 14 de maio, durante a conferência Google I/O.
Veja também: qual deve ser o próximo app do Google a receber funções com base no Gemini, a inteligência artificial generativa da companhia.