O Google Chrome está recebendo um novo recurso para alertar os usuários em relação a downloads potencialmente arriscados. Conforme noticiado pelo portal TechSpot, essa é uma das formas do browser de tomar precaução a respeito de arquivos e programas que podem ser maliciosos.
A novidade é que o programa irá adotar uma forma diferente para avisar aos seus usuários de situações como essa. Na versão atual, o aplicativo emite um alerta um pouco mais contido, na mesma janela em que o progresso do download é exibido normalmente. A novidade é que esse aviso deve ser exibido em formato de página.
Com isso, o alerta ocupa toda a aba do Chrome em caso de arquivos que podem ser potencialmente prejudiciais ao computador do usuário. A página, por sua vez, possui um plano de fundo na cor vermelha e destaca um aviso em relação ao download com mensagem ao fato de ser um arquivo suspeito.
Um link é exibido com destino a uma página que leva às razões pelas quais o navegador pode bloquear alguns arquivos. Além disso, um botão para voltar é mostrado e uma lista com três opções para que o usuário sinalize uma justificativa para baixar o arquivo solicitado e o botão para baixar o programa ou arquivo de qualquer forma.
As alternativas exibidas, então, mencionam a possibilidade de o usuário ter criado o arquivo, enquanto a segunda é referente ao fato de confiar no site que disponibilizou o download. Quanto à última opção é para a pessoa que está disposta a correr o risco.
O novo recurso foi encontrado em algumas builds recentes do navegador e não se sabe quando será liberado para toda a base de usuários.
Mais sobre o Chrome: confira as possíveis mudanças no comportamento do browser ao baixar APK no Android e o recurso de segurança que o programa deve receber.