O Google Bard está recebendo funções que podem ser úteis para achar informações em seu Drive, Docs e Gmail. Isso porque o chatbot passou a “escanear” esses locais para tentar responder à pergunta feita pelo usuário, eliminando a necessidade de ir atrás de cada mensagem para conseguir o que quer.
Na prática, quando a pessoa fizer um questionamento sobre algo mais específico, o serviço irá acessar a sua caixa de entrada para lhe responder. Portanto, essa integração pode reduzir o tempo gasto para encontrar essa informação. Mas, essa não é a única novidade apresentada pela empresa.
Essa integração, por sua vez, será expandida para alguns outros serviços do Google, como o Voos, Mapas e YouTube. Dessa forma, o usuário pode pedir para que o Bard elabore um cronograma e também forneça informações detalhadas sobre os próximos embarques para alguma localidade.
Não apenas isso, como determinado tópico pode ter também a busca de vídeos envolvida, ampliando ainda mais as possibilidades de pesquisa. Para quem se preocupa com questões relacionadas à privacidade, a empresa diz que não usará esses dados para treinar o seu chatbot para o modelo disponibilizado ao público.
Quem não quiser usar a funcionalidade de busca pelo e-mail, inclusive, pode optar por não ativá-la. Além disso, ainda existe como desabilitar a função caso utilize e não goste dos resultados. Ainda sobre o chatbot, o Google também implementou um botão de pesquisa nas respostas fornecidas pelo serviço.
Com isso, é possível checar a informação das respostas ao fazer a pesquisa por conta própria no buscador e conferir por conta própria. Por enquanto, as novidades de busca no Gmail e Drive estão disponíveis somente em inglês. Por fim, veja os planos da empresa para implementar IA generativa no Android 14 e as novidades que chegaram para o Assistente recentemente.