Golpistas criam perfis falsos de vítimas do acidente com avião da Voepass e pedem pix

Pessoas estão se aproveitando da situação envolvendo o recente acidente com o avião da Voepass em Vinhedo (SP) para criar perfis fakes relacionados às vítimas. Conforme noticiado pelo Canaltech, os golpistas estão criando contas nas redes sociais com o nome e imagem de algumas das 62 vítimas da tragédia para pedirem Pix.

De modo geral, esses perfis falsos se manifestam como familiares das pessoas e justificam a pedida do valor para arcarem com os custos do velório. Eles dizem que os interessados devem buscar contato por meio do direct para receberem a chave e transferir dinheiro. Usuários nas redes sociais também relataram o número elevado de contas fakes.

Alerta de golpe!! Estão criando perfil fake com nome das vítimas do avião que caiu em vinhedo para pedir pix pic.twitter.com/oJSSA7ISM5

— Rei dos Memes 󱢏 (@Oreidosmemess) August 10, 2024

eu já vi 4 perfis diferentes pedindo pix se passando pela família de uma das vítimas, as pessoas estão doidas pic.twitter.com/BpCTQaBCad

— guto (@GutoParker) August 10, 2024

Um exemplo é o da vítima Isabela Puzzuoli, que teve ao menos 5 novas contas fakes criadas com o objetivo de aplicar esse golpe. Nesse sentido, os próprios golpistas dizem que os perfis são criados por familiares e pedem por doações. João Ribeiro, namorado de Isabela, teve que denunciar essas contas falsas.

A namorada do piloto da aeronave, Thalita Machado, chegou a se manifestar com pedidos para denunciar os perfis fakes, além de ter lamentado a atitude dos golpistas. Os usuários devem se atentar a detalhes nos nomes dos perfis fakes que tentam imitar as vítimas para não caírem nesse tipo de esquema.





Segurana
14 Set


Cuidado! Novo golpe do Pix usa dados sigilosos e msica do banco para enganar usurios


Segurana
10 Fev

Como denunciar uma conta falsa no Instagram

O processo para denunciar uma conta deve ser feito ao tocar nos três pontos no canto superior direito da tela depois de abrir o perfil. A partir disso, o usuário deve tocar em “Denunciar” e pressionar “Algo sobre esta conta”. Por fim, basta ir em “A pessoa está fingindo ser outra pessoa” e preencher o formulário para prosseguir com a ação.

A plataforma analisa o pedido e pode banir a conta.

Vale lembrar que o brasileiro chegou a perder R$ 1,5 bilhão em golpes ligados a pix em 2023. No primeiro semestre de 2024, um novo esquema tentou usar boletos e Pix para enganar as vítimas sem infectar PCs.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS