O Ministério das Comunicações (MCom) anunciou a construção de três novas infovias na região Norte do Brasil, utilizando os recursos arrecadados com o leilão do 5G. As infovias são redes de fibra óptica que levam internet de alta velocidade para áreas remotas e isoladas, beneficiando a população local e o desenvolvimento socioeconômico.
Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) deferiu o pedido de construção das infovias de banda larga na Região Norte do país ampliando o acesso da população local e instituições à Internet.
Essas informações foram divulgadas durante o INOVAtic Pará, evento que reuniu empresas globais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); operadoras de telecomunicações; provedores de internet; gestores e formuladores de políticas públicas de tecnologia e inovação; autoridades governamentais e mais instituições.
“O objetivo do Ministério das Comunicações é conectar todos os brasileiros, em qualquer lugar do território, e o InovaTIC foi uma oportunidade para apresentar a atores de setores diversos os esforços do MCom e do Governo Federal buscando alcançar esse objetivo de garantir a inclusão digital da população brasileira”, explicou Linhares.
Os benefícios das infovias são vários, tais como:
- Ampliar o acesso à informação e ao conhecimento, reduzindo as barreiras geográficas, culturais e econômicas.
- Promover a inclusão digital e social, oferecendo oportunidades de aprendizagem, capacitação, emprego e participação cidadã.
- Estimular a inovação e a criatividade, favorecendo o desenvolvimento de novos produtos, serviços e soluções.
- Melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços públicos e privados, facilitando a comunicação, a colaboração e a gestão.
- Fortalecer a democracia e os direitos humanos, garantindo a liberdade de expressão, a diversidade de opiniões e o controle social.
Veja tambm