Com uma trajetório turbulenta e controversa antes de ser aclamado pela crítica e pelo público, Final Fantasy XIV enfim chegará ao Xbox após dez anos do seu lançamento, até então restrito ao Playstation e PC. Ao contrário da maioria dos games da franquia, cabe lembrar, o jogo é um multiplayer online, isto é, um MMORPG, que é grátis até certo ponto e depois precisa ser pago por mensalidade —a partir de R$ 28,99.
No final da programação do Final Fantasy XIV Fan Fest, o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, apareceu para anunciar as novidades ao lado do diretor do jogo, Naoki Yoshida.
“Queremos reunir a comunidade do Xbox e seus guerreiros da luz de uma maneira segura, envolvente e, acima de tudo, divertida.” disse Spencer.
Enjoyed being onstage with Yoshi-P and Kiryu-san to announce Final Fantasy XIV coming to Xbox. We’re thrilled that the Xbox community will join the Warriors of Light and we look forward to partnering closely with Square Enix on future games. pic.twitter.com/zq0ETkDFq1
— Phil Spencer (@XboxP3) July 28, 2023
Yoshida anunciou que a migração para o sistema da Microsoft era um dos maiores pedidos dos fãs. Isso ocorrerá, enfim, no primeiro semestre de 2024, chegando para os Xbox Series X|S, com carregamento mais rápido e resolução 4K no console mais avançado.
De acordo com Yoshida, a versão do Xbox será lançada na primavera de 2024 com um beta aberto por volta do lançamento do patch 6.5. O progresso do beta aberto será mantido, então Yoshida incentivou os jogadores do Xbox a se inscreverem no beta.