O aplicativo Files do Google recebeu uma função interessante para armazenar arquivos. Trata-se de um recurso que permite ao app escanear um documento, o que dispensa a necessidade de ir até outro aplicativo para fazer a captura de itens físicos e adicioná-los ao seu arsenal de arquivos guardados.
Usar essa funcionalidade, inclusive, é um processo bem simples. Tudo o que o usuário deve fazer é entrar no app e encontrar o botão referente ao escaneamento de um documento, que aparece logo na página inicial. A partir disso, é só tocar nele e esperar para que a aplicação abra a câmera do celular para fazer a captura do documento.
Com isso, basta enquadrar o documento físico na janela da câmera do celular e fazer a captura para que o app escaneie. O usuário ainda pode ter acesso à dois modos de captura: automático e manual. O primeiro detecta o documento e faz a captura sozinho, enquanto o segundo permite que a própria pessoa faça a foto.
Esse novo recurso do Files também consegue escanear mais de uma página em sequência, além de possibilitar o salvamento de todas elas em um único arquivo PDF. Além disso, é possível ter acesso a algumas ferramentas de edição para ajustar os resultados, assim como acontece em outros aplicativos com esse tipo de função.
Por enquanto, esse novo recurso está sendo liberado inicialmente para dispositivos da linha Pixel, do Google. Mas, os demais usuários devem ter acesso a essa função em breve.
Veja também: a função de pesquisa avançada testada pelo Google no Files que permite buscar texto em imagens e PDFs e os detalhes sobre um bug do Gboard que reduz o tamanho da fonte, além de exibir o teclado minúsculo.
Files do Google
Desenvolvedor: Google LLC
Grátis
Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo