O Serviço Secreto dos Estados Unidos está à procura de um cibercriminoso bielorusso e definiu até mesmo uma recompensa no valor de US$ 2,5 milhões (R$ 14 milhões) para quem puder fornecer informações sobre o paradeiro dele. Trata-se de Volodymyr Iuriyovych Kadariya, que possui codinomes como “Stalin”, “Eseb” e “baxus”.
Em geral, ele é acusado de vários crimes de fraude que tiveram início há cerca de 10 anos na internet. Nesse sentido, ele seria um dos responsáveis por disponibilizar ferramentas maliciosas como Angler Exploit Kit, em ações ilegais no período entre outubro de 2013 e março de 2022.
Quais são os crimes de Volodymyr Iuriyovych Kadariya?
Volodymyr Iuriyovych Kadariya tem como acusações principais as práticas de malvertising e scareware. O primeiro é quando se distribui malwares a partir de espaços de publicidade ou propagandas online. No caso, o Angler Exploit Kit funcionava dessa forma e conseguir explorar falhas no Internet Explorer, Microsoft Silverlight e Internet Explorer.
O scareware, por sua vez, se relaciona com o envio de mensagens falsas. A partir disso, o criminoso tenta assustar o usuário ou fazer com que ele caia em uma armadilha, que pode ser baixar um arquivo malicioso ou clicar em um link suspeito. O rapaz é considerado foragido e o seu paradeiro é desconhecido.
Volodymyr Iuriyovych Kadariya também possui relação com o grupo Ransom Cartel, que também possui especialidade em ransomwares. Recentemente, o líder e criador do grupo que criou o Angler Exploit Kit, foi preso na Espanha já teve extradição confirmada para os EUA. Seu julgamento ainda não foi marcado.
Confira também: um dos levantamentos que mostrou o aumento nos ataques de ransomware e como cibercriminosos têm aprimorado seus golpes pela internet com o uso de IA.
Veja mais