A Apple deu mais um passo rumo a “legalização” de emuladores na sua loja virtual de aplicativos. Há alguns meses, a empresa começou a liberar, aos poucos, os emuladores em sua App Store, mas não os de PC. Contudo, em junho, a empresa havia comentado que não iria permitir os emuladores de PC na sua loja e nem seus dispositivos, como iPhone e iPad.
Entretanto, a empresa começou a mudar a ideia, pois no mês passado, foi aprovado o primeiro emulador de PC nos sistemas da maçã, o que pegou a todos de surpresa. Após sanar as preocupações da Apple, o emulador UTM SE conseguiu ser aprovado.
Agora, com a nova atualização das políticas de Diretrizes de Análise de Aplicativos, a seção 4.7, que trata de jogos de streaming e emuladores de jogos, mudou um pouco e pode permitir que mais emuladores, principalmente de computador, possam funcionar no iPhone e iPad. Uma decisão que vai contra o pensamento anterior da empresa.
A partir do novo texto, é explicado que “aplicativos de console de jogos retrô e emuladores de PC podem oferecer o download de jogos”. Em outras palavras, o que não era bem-vindo (emuladores de PC), agora possui passe livre.
Vale destacar também que houve algumas mudanças a mais nas Diretrizes, mais especificamente nas seções 4.7, 4.7.2 e 4.7.3, que explicam que agora é obrigatório que os aplicativos passem pela Notarização.
Resumidamente, os emuladores agora precisam passar por essas regras se quiserem ser autenticados para chegarem nas lojas de aplicativo na União Europeia. Hoje é, sem dúvida alguma, um dia especial para os criadores de emuladores de PC. Vamos ver quais serão os próximos a surgirem no futuro com essa flexibilização.
Veja tambm